Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho pretende dar a conhecer ou a relembrar a existência em Lisboa de um conjunto de nascentes localizadas na zona de Alfama, cujas águas, quentes, foram no século XIX qualificadas como "águas minero-medicinais" pela então Inspecção de Águas. As águas destas nascentes, entretanto totalmente seladas e abandonadas há mais de 25 anos, chegaram a ser aproveitadas em vários "balneários públicos", que serviram durante décadas a população da cidade de Lisboa e arredores, fundamentalmente de parcos recursos. Tendo tido uma influência significativa na vida da população de Lisboa, este trabalho aborda, de uma forma simplificada, a localização geográfica das nascentes baseada na documentação histórica, que hoje desapareceram por completo, bem como as características geológicas e hidrogeológicas da zona e o modo como estas águas foram exploradas durante vários séculos.
Description
Keywords
Hidrogeologia Hidroquímica Termas Património hidrogeológico Águas de Alcaçarias do Duque (Lisboa, Portugal) Águas de Alfama (Lisboa, Portugal)
Citation
Ramalho, Elsa Cristina; Lourenço, Maria Carla - As águas de Alfama : memórias do passado da cidade de Lisboa = Alfama Springs : memories from the past in Lisbon. In: Revista da APRH, v. 26, 2006