Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Educação, Ciência e Património Natural do concelho de Torres Novas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
93_Batista et al.pdf1.28 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

RESUMO: A aprendizagem das ciências baseada em atividades de cariz experimental promove o contacto com sistema natural e apresenta grande relevância no processo de aprendizagem destas áreas junto do público infantojuvenil. Nesse sentido, o Município de Torres Novas tem desenvolvido um conjunto de projetos e iniciativas, nomeadamente Ciência sobre Rodas, À Descoberta – Atividades Interpretativas no Património Natural de Torres Novas e Asas da Ciência – Feira de Ciências, que pretende incentivar e fomentar o ensino das ciências, a literacia científica e a descoberta do património natural junto da comunidade escolar. Nestes projetos são realizadas um conjunto de atividades experimentais e visitas de campo ao património natural local, sendo uma oportunidade única para os estudantes poderem observar in situ os conteúdos aprendidos e adquiridos em sala de aula (educação formal), estratégia essa de ensino/aprendizagem que estimula o interesse e a curiosidade dos alunos, conduzindo à sua participação ativa e permitindo a observação direta do mundo que os rodeia. Neste trabalho apresentam-se as atividades desenvolvidas, dando especial enfase às atividades experimentais e aos percursos interpretativos promovidos na área das geociências.
ABSTRACT: Science learning based on experimental activities and promotes contact with the natural system and is highly relevant in the learning process of these areas among children and young people. In this sense, the Municipality of Torres Novas has developed a set of projects and initiatives, namely Science on Wheels, Discovering – Interpretive Activities in the Natural Heritage of Torres Novas and Asas da Ciência – Science Fair, which aim to encourage the teaching of science, scientific literacy and the discovery of natural heritage within the school community. In these projects, a set of experimental activities and field visits to the local natural heritage are carried out, providing a unique opportunity for students to observe in situ the content learned and acquired in the classroom - formal education, a teaching/learning strategy that stimulates students’ interest and curiosity, leading to their active participation and allowing direct observation of the world around them. In this work we present the activities developed, giving special emphasis to experimental activities and interpretative paths promoted around geosciences.

Description

Keywords

Divulgação científica Literacia científica Percursos interpretativos Património natural Scientific dissemination Scientific literacy Interpretive routes Natural heritage

Pedagogical Context

Citation

Batista, A., Silva, P., Cadima, S. & Cabral, J. (2025). Educação, Ciência e Património Natural do concelho de Torres Novas. In: Comunicações Geológicas, 2025, vol. 112, Fascículo Especial I, pp. 465-469. https://doi.org/10.34637/0yvm-0298

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

LNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia

CC License

Altmetrics