Logo do repositório
 
A carregar...
Miniatura
Publicação

O reordenamento da actividade extractiva como instrumento para o planeamento regional : Vila Viçosa, Portugal

Utilize este identificador para referenciar este registo.
Nome:Descrição:Tamanho:Formato: 
31100.pdf746.12 KBAdobe PDF Ver/Abrir

Orientador(es)

Resumo(s)

O Anticlinal de Estremoz-Borba-Vila Viçosa, situado em Portugal na região do Alentejo, está integrado na denominada Zona dos Mármores e é o grande centro da actividade extractiva dos mármores. Esta zona tem características excepcionais de exploração mineral. No entanto, existem alguns condicionalismos geológicos, uma desorganização do espaço devido ao material não comercializado e acumulado em escombreiras, e a preocupação cada vez maior na exploração sustentada deste tipo de recurso mineral, fazendo desta zona uma área preferencial para o estudo de metodologias que auxiliem o reordenamento do sector extractivo. Tendo em mente a necessidade de compatibilização da actividade mineira com a preservação ambiental nas políticas de ordenamento territorial, este trabalho visa apresentar alguns indicadores geológicos e ambientais, imprescindíveis a um reordenamento das explorações de mármore permitindo a melhoria do uso e organização do espaço, a protecção do ambiente e o aumento da qualidade de vida.

Descrição

Palavras-chave

Ordenamento do território Planeamento regional Indústria extractiva Actividade mineira Utilização do solo Rochas ornamentais Vila Viçosa (Portugal)

Contexto Educativo

Citação

Falé, Patrícia; Henriques, Paulo; Carvalho, Jorge M. F. O reordenamento da actividade extractiva como instrumento para o planeamento regional : Vila Viçosa, Portugal. In: Boletín Geológico y Minero, vol. 117, nº 2, Abril-Junio 2006

Projetos de investigação

Unidades organizacionais

Fascículo