Repository logo
 
Publication

Modelagem tridimensional de uma escola “sustentável”: avaliação bioclimática do edifício

dc.contributor.authorLima, M.L.
dc.contributor.authorRocha, C.L.
dc.contributor.authorLima, T.V.
dc.date.accessioned2020-11-27T12:24:23Z
dc.date.available2020-11-27T12:24:23Z
dc.date.issued2020-11
dc.descriptionCIES2020 - XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solarpt_PT
dc.description.abstractRESUMO: A arquitetura contemporânea apesar de publicizar a sustentabilidade, foca o desempenho ambiental e não busca tratar a sustentabilidade holisticamente. O artigo tem como objetivo investigar a qualidade bioclimática de edifício escolar situado no litoral brasileiro (cidade de Recife-PE), que publiciza promover a sustentabilidade através do edifício. Para odesenvolvimento da pesquisa foi realizado o percurso metodológico: Coleta documental e pesquisa bibliográficado colégio; Visita ao colégio; Aprofundamento teórico sobre qualidade ambiental e arquitetura bioclimática; Análise bioclimática do colégio. O edifício foi projetado com o intuito de apresentar um bom desempenho sobre o ponto de vista ambiental, no entanto deixa a desejar quanto ao quesito consumo de energia. Constatou-se que a sustentabilidade do edifício parece ser uma estratégia de publicidade e de busca pela qualidade ambiental, do que a efetiva promoção da sustentabilidade a partir da visão holística.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Contemporary architecture despite the sustainability of advertising, seal or environmental performance and does not seek to treat sustainability holistically. The article fears to investigate the bioclimatic quality of a school building located on the Brazilian coast (city of Recife-PE), which announces promoting sustainability through the building. For or development of the research carried out or methodological process: Queue of documents and bibliographic research of the school; Visit or school; Theoretical foundations of environmental quality and bioclimatic architecture; Bioclimatic analysis of the school. Or the building was designed as a way to perform in terms of the environmental point of view, I did not want to discard any amount of energy consumption. It appears that the building's sustainability appears to be an advertising strategy and search for environmental quality, in order to effectively promote sustainability from a holistic point of view.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationLima, M.L... [et.al.] - Modelagem tridimensional de uma escola “sustentável”: avaliação bioclimática do edifício. In: CIES2020: As Energias Renováveis na Transição Energética: Livro de Comunicações do XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solar. Helder Gonçalves, Manuel Romero (Ed.). Lisboa, Portugal: LNEG, 3-5 Novembro, 2020, p. 1175-1183pt_PT
dc.identifier.doi10.34637/cies2020.2.2139pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-675-076-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/3478
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologiapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://doi.org/10.34637/cies2020.2.2139pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectBioclimatic architecturept_PT
dc.subjectSustainable architecturept_PT
dc.subjectBuildingspt_PT
dc.subjectEnvironmental performancept_PT
dc.titleModelagem tridimensional de uma escola “sustentável”: avaliação bioclimática do edifíciopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboa, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage1183pt_PT
oaire.citation.startPage1175pt_PT
oaire.citation.titleCIES2020 - XVII Congresso Ibérico e XIII Congresso Ibero-americano de Energia Solarpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cies2020_2_2139.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format