Hidrogeologia e Águas Subterrâneas - HAS
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Hidrogeologia e Águas Subterrâneas - HAS by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 109
Results Per Page
Sort Options
- Estudos hidrogeológicos e redes de monitorização em perímetros de rega : um caso de estudo na região de CanhestrosPublication . Paralta, Eduardo; Midões, Carla; Costa, Cristina Gomes da; Costa, Augusto
- Caracterização hidrogeológica e avaliação da vulnerabilidade à poluição do complexo gabro-diorítico de Serpa-Brinches : sector oriental do sistema aquífero dos Gabros de BejaPublication . Paralta, Eduardo; Francés, Alain PascalNo âmbito do projecto ERHSA (CCR Alentejo, 1996-1999) desenvolveu-se uma caracterização hidrogeológica das potencialidades do aquífero gabro-diorítico de Serpa-Brinches na perspectiva da qualidade da água para abastecimento público e uso agrícola. Apresenta-se igualmente uma caracterização geoestatística do fenómeno de contaminação por nitratos de origem agrícola e mapas de vulnerabilidade e susceptibilidade à poluição que constituem instrumentos fundamentais de gestão ambiental.
- Stochastic modelling and probability risk maps of nitrate pollution in the vicinities of Beja, Alentejo, south PortugalPublication . Paralta, Eduardo; Ribeiro, Luís F.The groundwater resources study of the Alentejo region (CCR Alentejo, 1996-1999) was carried out in several places namely Beja's Gabbros Aquifer to assess water quality for public supply and agriculture. A geostatistical study of nitrate diffuse pollution in the vicinities of Beja based on probabilistical technics was developed in the context of a MSc Thesis in co-operation with CVRM - Geosystems Center. Several basic statistics between July 1997 and July 2000 were computed. Indicator variograms for nitrate ion with 50 mg/l cut-off are presented and Indicator Kriging is performed based on parameters fitted to spherical models. Risk and probability maps used in environmental management are also included.
- Água subterrânea : conhecer para proteger e preservarPublication . Midões, Carla; Fernandes, Judite; Costa, Cristina Gomes da
- Utilização de aplicações informáticas em cartografia ambiental e análise de sistemas hidrogeológicos : exemplos de aplicaçãoPublication . Francés, Alain Pascal; Paralta, EduardoA utilização de tecnologias de informação geográfica, que permitem a aquisição e processamento de dados georeferenciados e a sua manipulação e análise para a elaboração de mapas temáticos e implementação de sistemas de apoio à decisão, são actualmente ferramentas indispensáveis em qualquer estudo no domínio do Ambiente e dos Recursos Hídricos. A aplicação de metodologias integradas permite uma melhor compreensão da multiplicidade de fenómenos que influenciam os sistemas naturais. No presente trabalho indicam-se vários exemplos de aplicação de SIG como ferramenta de representação e análise de informação na forma de cartas de qualidade ambiental no que se refere à contaminação agrícola dos recursos hídricos subterrâneos. Aplicaram-se um conjunto de metodologias: Vulnerabilidade DRASTIC/Indíce de Susceptibilidade e Geoestatística apoiadas por Sistemas de Informação Geográfica para cruzamento de dados e mapeamento de resultados.
- Utilização de ferramentas informáticas no âmbito do estudo dos recursos hídricos subterrâneos do Alentejo, ERHSAPublication . Fernandes, Judite; Francés, Alain Pascal; Costa, Augusto; Midões, CarlaNo âmbito do projecto Estudo dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Alentejo (ERHSA) desenvolvido durante os últimos 4 anos sob a coordenação da Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCRA), foram estabelecidas redes de monitorização e aplicadas ferramentas matemáticas que actualmente apoiam a gestão dos recursos hídricos. Estas redes integradas na rede regional de monitorização da qualidade e quantidade da água subterrânea, gerida pela Direcção Regional do Ambiente e Ordenamento do Território - Alentejo (DRAOT), encontram-se equipadas com sistemas electrónicos de aquisição de dados e, nalguns casos, com teletransmissão (via rede móvel) para monitorização dos potenciais hidráulicos. No processamento e análise dos dados foram utilizados modelos analíticos, geoestatísticos, de simulação de fluxo e de rastreio de partículas. Os outputs gerados foram introduzidos num sistema de informação geográfica que permitiu a análise espacial de diversos parâmetros, o cruzamento entre variáveis e a produção de mapas temáticos.
- Aplicação de um SIG na selecção de locais para implantação de aterros sanitários em áreas vulneráveis à contaminação de aquíferosPublication . Luz, A. P.; Francés, Alain Pascal; Fernandes, Judite; Dill, Amélia CarvalhoNo âmbito de um estágio profissionalizante da licenciatura de Engenharia do Ambiente foi desenvolvida e testada uma metodologia para a selecção de possíveis locais de implantação de aterros sanitários, recorrendo aos sistemas de informação geográfica. A localização deste tipo de infra-estruturas obedece a critérios diversos de natureza geológica, geomorfológica, topográfica, pedológica, biológica, hídrica, hidrogeológica, climatológica, demográfica, usos de solo e acessibilidades. O armazenamento, a integração e a manipulação de toda a informação de base foi possível graças ao desenvolvimento de um SIG, que permitiu igualmente a produção de informação intermédia e a geração do output final de acordo com os critérios exigidos. Para o efeito foi seleccionada uma área de 640 km2 no nordeste alentejano, tendo sido testadas as respostas dadas por este método em locais vulneráveis à contaminação de aquíferos. As áreas geradas pelo Sistema foram validadas no campo verificando-se estarem em conformidade com os condicionalismos introduzidos no sistema. A metodologia que se coloca à discussão tem como objectivo evidenciar as potencialidades dos SIG em análises de macroescala, no contexto do planeamento e do ordenamento do território, em consonância com a gestão de recursos hídricos.
- Aplicação de SIG na avaliação da vulnerabilidade aquífera e cartografia da contaminação agrícola por pesticidas e nitratos na região do RibatejoPublication . Paralta, Eduardo; Oliveira, Manuel M.; Batista, Sofia; Francés, Alain Pascal; Ribeiro, Luís F.; Cerejeira, Maria JoséAs potencialidades dos Sistemas de Informação, ao nível do processamento e análise de dados georeferenciados e da criação de Sistemas de Apoio à Decisão, constituem modernas ferramentas de gestão e ordenamento do território com aplicação crescente em todas as áreas das Geociências e do Ambiente. No seguimento de vários estudos, realizados entre 1991 e 2000, sobre contaminação dos aquíferos por pesticidas e nitratos, na zona do Ribatejo, foram aplicadas metodologias apoiadas por suporte informático para avaliação da vulnerabilidade/susceptibilidade dos aquíferos à poluição e apresentados os respectivos mapas de qualidade ambiental relativamente aos teores de nitratos e alguns herbicidas, particularmente de alacloro, atrazina, metolacloro, metribuzina e simazina na água subterrânea. Os resultados obtidos constituem instrumentos fundamentais na gestão dos recursos hídricos subterrâneos e inclusivamente no estabelecimento de redes de monitorização adequadas em aquíferos vulneráveis.
- Reabilitação de aquíferos contaminados pela indústria : resultados preliminares no caso de estudo do SeixalPublication . Almeida, Carlos Costa; Costa, Maria Cristina; Dill, Amélia Carvalho; Fernandes, Judite; Francés, Alain Pascal; Midões, Carla; Müller, Imre; Nunes, Fátima; Nuzzo, Marianne; Reis, Margarida P.O Projecto PCTI/CTA/36496/99, Desenvolvimento e Aplicação de Técnicas Mistas Químicas e de Bioremediação na Reabilitação de Aquíferos, foi concebido com o objectivo de contribuir para a eeabilitação das águas subterrâneas do aquífero superior do Seixal, contaminadas pela fábrica de explosivos da Sociedade Portuguesa de Explosivos Lda. (SPEL) e simultaneamente desenvolver metodologias de tratamento in situ. Essas metodologias deveriam ser eficazes e de baixo custo, recorrendo a processos geoquímicos e bioquímicos, utilizando estirpes bacterianos adequadas e/ou residentes. O presente artigo pretende fazer o ponto de situação dos trabalhos realizados, nomeadamente de caracterização hidrogeoquímica, geofísica e do microbiota do aquífero superficial, tendo sido possível isolar estirpes com potencial para a remediação biológica da contaminação detectada.
- Os recursos hídricos da região de Moura : resultados obtidos e trabalhos em cursoPublication . Costa, AugustoOs recursos hídricos subterrâneos da região de Moura foram estudados no âmbito do Projecto de Estudo dos Recursos Hídricos Subterrâneos do Alentejo (ERHSA). Os principais resultados obtidos são apresentados, com exemplos de aplicação no apoio à gestão dos recursos e ao planeamento territorial, na perspectiva de um desenvolvimento sustentado. São apresentados diversos mapas que resultam da simulação de vários cenários de exploração do sistema de captação do Gargalão, com os consequentes impactes a nível do respectivo ecotopo. É igualmente apresentado um mapa, em que foi utilizado um modelo digital de terreno na definição e caracterização quantitativa (pressões) das zonas de artesianismo repuxante, na área envolvente de Moura. Este último, é presentemente utilizado pela Direcção Regional de Ordenamento do Território do Alentejo, como condicionante ao licenciamento de sondagens de prospecção e ao licenciamento de furos. Do referido projecto, resultou a necessidade de definir estratégias de reabilitação relativamente a alguma contaminação por nitratos ao nível dos aquíferos, que impuseram a necessidade de estudar as relações entre precipitação, recarga e escoamentos superficial e subterrâneo, tanto no que respeita à qualidade como à quantidade. No âmbito do novo projecto Metodologias para o Desenvolvimento do Parque Natural Hidrogeológico de Moura (2001-2004), foram iniciados em Junho de 2001 os trabalhos com vista à criação de ferramentas matemáticas de apoio à gestão conjunta da água, superficial e subterrânea.