RM - Artigos em revistas nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing RM - Artigos em revistas nacionais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 34
Results Per Page
Sort Options
- Estudo técnico-económico das areias do leito do rio TejoPublication . Pereira, Valdemiro
- As argilas do jazigo de Aguada de Cima : síntese dos resultados do seu estudo tecnológico aplicada à exploraçãoPublication . Grade, José; Moura, A. Casal
- Matérias-primas não metálicas para o abastecimento das indústrias da cerâmica e do vidroPublication . Moreira, J. C. Balacó; Romão, Maria LuísaA presente nota tem como objectivo principal, o estabelecimento do ponto da situação actual, no que se refere às potencialidades de que o País dispõe, relativamente ao abastecimento das indústrias da cerâmica e do vidro, em matérias-primas minerais não metálicas.
- Bacia de Chaves : estudo prospectivo dos seus corpos argilososPublication . Grade, José; Moura, A. CasalNo âmbito do estudo das potencialidades dos depósitos argilosos de Trás-os-Montes como fontes de matéria-prima para a cerâmica de construção, os autores realizam o estudo da bacia de Chaves cujo depósito sedimentar é controlado por acidentes tectónicos. O estudo geológico-estrutural efectuado revelou-se indispensável à correcta avaliação das reservas de barro existentes, sua salvaguarda e exploração racional.
- Utilização de informação auxiliar (qualitativa e quantitativa) na estimação de variáveis regionalizadas. Aplicação ao jazigo aurífero de CastromilPublication . Luís, Gabriel; Sousa, A. J.A metodologia apresentada neste trabalho recorre a uma abordagem holística para estimar a distribuição espacial dos valores de uma variável quantitativa principal, através da combinação da informação sobre essa variável com informação auxiliar quantitativa e qualitativa. Nesse sentido, numa primeira fase são calculadas variáveis de síntese da informação auxiliar, que viabilizam a estimação dos valores da variável principal em dois tempos: primeiro, utilizando as variáveis de síntese para estimar classes da variável principal, a que se segue a utilização dessas classes para condicionar a estimação dos valores da própria variável principal. Os valores obtidos pela metodologia são "julgados" pela sua competência, através da aplicação de testes de precisão. Apresenta-se uma aplicação da metodologia no jazigo aurífero de Castromil, em que a variável principal é o teor em Au e a informação complementar é, por um lado. Os teores em Ag e, por outro, as litologias e as cores do material atravessado pelas sondagens de reconhecimento. A comparação entre os resultados da estimação do teor em Au em blocos de desmonte 5x5x4 m3, obtidos pela metodologia proposta e pela krigagem tradicional, mostra algumas diferenças significativas como consequência da utilização ou não da informação auxiliar, quer na quantidade de Au a recuperar através de suportes de desmonte quer na sua provável distribuição espacial.
- Primary gold deposits in Portugal - "mesothermal" or epithermal?Publication . Inverno, CarlosOs conceitos de jazigos de ouro epitermais, "mesotermais" e associados a intrusões são brevemente revistos. A sua possível aplicação a jazidas e ocorrências de ouro primárias em Portugal nas zonas de Ossa Morena, Centro-Ibérica e de Galiza-Trás-os-Montes é analisada.
- The incompatible behaviour of gold in reduced magmas : a working hypothesisPublication . Rosa, DiogoO ouro apresenta comportamento distinto ao longo da evolução magmática, de acordo com a fO2 do magma. Em condições oxidantes, caracterizadas pela presença de magnetite como a principal fase de óxido de Fe-Ti, a concentração de ouro em rochas plutóinicas diminui com a diferenciação. No entanto, em condições redutoras, caracterizadas pela predominância de ilmenite, a concentração de ouro em rochas plutónicas aumenta com a diferenciação. Neste trabalho, comparam se as estruturas das fases de óxido de Fe-Ti (magnetite e ilmenite) com os possíveis iões de ouro (auroso, Au+; e aurico, Au3+). É formulada a hipótese de sob condições mais oxidantes ocorrer ouro aurico que, devido a ter um raio iónico similar ao ferro ferroso e, até certo ponto, férrico, é facilmente incorporado na magnetite que vai cristalizando, pelo que a magnetite actua como um sumidouro para o ouro e leva à sua progressiva remoção do magma. Sob condições mais redutoras, o único ião de ouro presente é o auroso que, devido ao seu grande raio iónico, não é passível de ser incorporado na ilmenite (nem possivelmente na magnetite). Deste modo, o ouro comporta se como um elemento incompatível e tende a acumular se em fluidos tardios, ficando disponível para levar à formação de mineralizações auríferas.
- Os recursos geotérmicos de baixa entalpia em Portugal Continental e seu tipo de aproveitamentoPublication . Lourenço, Carla; Cruz, José
- Estudos geológicos aplicados à indústria extractiva de mármores no Anticlinal de Estremoz : o caso do Núcleo de PardaisPublication . Henriques, Paulo; Carvalho, Jorge; Falé, Patrícia; Luís, GabrielO Anticlinal de Estremoz é um dos principais centros mundiais produtores de mármores para fins ornamentais, no qual estão legalmente definidas unidades de ordenamento afectas a esta actividade. Para poder continuar nesta posição privilegiada, tem sido objecto de estudos que visam melhorar a sua caracterização e permitir adaptar a sua exploração às crescentes exigências de eficácia ambiental e económica. Neste trabalho, apresentam-se alguns estudos de carácter geológico que envolveram cartografia litoestrutural, levantamentos de fracturação e realização de sondagens que tiveram como objectivo contribuir para o ordenamento da actividade extractiva da unidade UNOR 5 - Pardais. Foi elaborada uma Carta de Risco Geoeconómico para esta UNOR que pretende classificá-la em função da sua maior ou menor aptidão para a produção de mármore ornamental.