Loading...
3 results
Search Results
Now showing 1 - 3 of 3
- Até onde irá o Terreno Finisterra? Proposta de correlação com os “Terrenos” variscos europeusPublication . Moreira, Noel; Dias, R.; Ribeiro, A.; Romão, José; Pedro, J.; Noronha, FernandoResumo: O Maciço Ibérico foi subdividido num conjunto de terrenos tectono-estratigráficos com características próprias, entre os quais os Terrenos Finisterra (TF) e Ibérico (TI). O TF contacta com TI, nomeadamente com a Zonas Centro Ibérica e Ossa-Morena, através de uma zona de cisalhamento, a Zona de Cisalhamento Porto-Tomar-Ferreira do Alentejo. O TF apresenta características que contrastam com as que especializam o TI, destacando-se: (1) um evento tectono-metamórfico de alta temperatura Varisco, acompanhado de magmatismo granítico, de idade ante-mississipiana; (2) a presença de unidades de baixo grau metamórfico discordantes, sendo que a Unidade de Albergaria (Devónico superior), apresenta uma natureza marinha, que contrasta com o gap na sedimentação da mesma idade no TI; e (3) a existência de zircões detríticos de idade mesoproterozóica em alguns litótipos, o que não é característico dos terrenos Peri-Gondwânicos. As características do TF permitem a sua correlação com o Bloco de León e o Mid-German Crystalline Rise.
- Caracterização mineralógica do jazigo de ferro de Vila Cova (Marão)Publication . Lopes Dias, Joana Mafalda; Vianez, Ricardo; Sant'Ovaia, Helena; Guedes, Alexandra; Cruz, Cláudia; Ferreira, Joana; Noronha, FernandoRESUMO: A caracterização mineralógica de amostras do jazigo de Vila Cova, situado no norte de Portugal, foi realizada a partir do estudo petrográfico, metalográfico, de catodoluminescência e de microscopia eletrónica de varrimento com espectroscopia por dispersão de energias. Assim, foram identificados minerais como quartzo, clorite, magnetite, pirite, arsenopirite, calcopirite, galena, tetradimite, rútilo, zircão, albite, anortite, hialofane, apatite e fluorapatite, esta última por vezes com inclusões de minerais contendo elementos de terras raras (xenótimo e monazite). Esta caracterização será crucial na avaliação da qualidade do minério. A presença de minerais com elementos de terras raras tem particular importância, visto que pode aumentar a relevância deste depósito.
- Caracterização mineralógica do minério de ferro dos jazigos de Cabeço de Mua e da Carvalhosa (Moncorvo)Publication . Vianez, Ricardo; Lopes Dias, Joana Mafalda; Guedes, Alexandra; Sant'Ovaia, Helena; Ferreira, Joana; Cruz, Cláudia; Noronha, FernandoRESUMO: tecnologia e das infraestruturas de um país. Com o intuito de melhor conhecer os minérios de ferro de Portugal, especificamente dos jazigos de Cabeço da Mua e da Carvalhosa, foram efetuados estudos petrográficos, metalográficos e de microscopia eletrónica de varrimento com espetroscopia por dispersão de energias (MEV-EDE). Os minerais principais identificados foram quartzo, hematite e goetite, havendo algumas ocorrências de fosfatos disseminados, magnetite e fosfatos detríticos. O estudo MEVEDE destes minerais permitiu identificar os seus constituintes, tendo sido possível encontrar elementos terras raras nos fosfatos, nomeadamente em monazites. Para uma melhor caracterização dos minérios deveriam ser feitos estudos mais aprofundados, visto tratarem-se de amostras muito ricas e heterogéneas.