Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 4 of 4
  • Atividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º ciclo
    Publication . Francisco Ramos Pires, Estefânia; Gomes, C.; P. Correia, Gina; Pereira, A.; Abrantes, Isabel
    RESUMO: As atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e apren dizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.
  • Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciências
    Publication . P. Correia, Gina; Francisco Ramos Pires, Estefânia; Abrantes, Isabel
    RESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
  • Os Observatórios de Astronomia e Geofísica da Universidade de Coimbra: Uma história ilustrada por alunos dos ensinos básico e secundário
    Publication . P. Correia, Gina; Bandeira de Figueiredo, Fernando José
    RESUMO: O Projeto ‘O Instituto Geofísico da Universidade de Coimbra: História e Património das Ciências da Terra e do Ambiente em Portugal’ (HISTIGUC) envolveu professores e alunos dos ensinos básico e secundário em atividades relacionadas com a história da ciência entre os anos de 2018 e 2023. Este artigo tem como objetivo descrever uma dessas atividades que envolveu professores e alunos no desenho de vários episódios históricos da vida científica dos Observatórios da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra, com o objetivo de ilustrar um livro sobre a história destes dois estabelecimentos científicos. Os trabalhos dos alunos foram desenvolvidos durante os anos letivos 2021/2022 e 2022/2023 e culminaram na elaboração de um e-book havendo planos futuros para publicar uma versão em papel.
  • EGU Geosciences Education Field Officers: um programa internacional para a promoção do ensino das geociências
    Publication . P. Correia, Gina; Berenguer, J.L.; Pereira, Hélder
    RESUMO: O programa Geosciences Education Field Officers (GEFO), criado e apoiado pelo Comité de Educação da European Geosciences Union, teve início em 2019 em seis países (Espanha, França, Índia, Itália, Marrocos e Portugal) e foi expandido em 2022 estando, atualmente, em desenvolvimento em 19 países europeus e não europeus. Está a ser preparada uma nova expansão do programa, prevista para 2025. O principal objetivo desta iniciativa é promover o desenvolvimento do ensino das geociências, através da organização e realização de oficinas interativas para professores, no ativo e em formação, dos ensinos básico e secundário. Esta iniciativa pretende fomentar o ensino das geociências, particularmente a componente prática, e contribuir para a concretização Pacto Ecológico Europeu e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.