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Tectónica, Vulcanologia, Educação e Ensino das Ciências em contextos de campo e de museus, tendo com base o arquipélago dos Açores

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Janela para os Museus de Ciência Portugueses
Publication . Barata, Carlos; Silva Marques, Carla Sofia; da Silva Lopes, Betina; Carvalho Soares, Diana Rita; Abrantes, Isabel; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro Miguel
RESUMO: Enquadrada na implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, e nos avanços da tecnologia móvel, este estudo apresenta as fases iniciais da construção da aplicação digital (app), “Janela para os Museus de Ciência Portugueses”, com o objetivo de ser um recurso para o planeamento a longo e médio prazo, nomeadamente na definição de atividades desenvolvidas fora da escola. Atualmente, o estudo centra-se na integração de uma base de dados, com atividades dos museus/centros de ciência portugueses, em particular Geologia, numa app. Esta permitirá aos professores de ciências selecionar exposições e atividades a implementar nos museus, centros de ciência e centros interpretativos portugueses, com foco na Geologia. Apresentam-se as funções, as características e as etapas futuras deste estudo, com o objetivo de construir um recurso valioso para o ensino, incentivando a implementação de atividades de aprendizagem em museus de ciências.
Viagem à volta do mundo com a Geologia : análise de 611 questões de exames nacionais (2008-2021)
Publication . Barata, Carlos; Silva Marques, Carla Sofia; da Silva Lopes, Betina; Carvalho Soares, Diana; Abrantes, Isabel; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro Miguel
RESUMO: Este estudo procura compreender a importância dada à georreferenciação de situações reais nas questões de Geologia dos Exames Nacionais (EN) de Biologia e Geologia (BG) portugueses e contextualizá-la com o currículo. Estes exames são obrigatórios para a conclusão da disciplina bienal de BG (10.º e 11.º anos) dos Cursos Científicos e Humanísticos, podendo ainda constituir um requisito obrigatório ou facultativo para o acesso ao ensino superior. Para tal, analisaram-se os grupos de questões de Geologia de 39 EN realizados entre 2008 e 2021, os quais revelaram que a maioria dos grupos de questões de Geologia são enquadrados em cenários científicos georreferenciados (93,6%), sendo os Açores a região citada mais frequentemente. O presente estudo transmite a importância de situações reais, em particular do arquipélago dos Açores, para os conteúdos de Geologia lecionados nos 10.º e 11.º anos, considerando os atributos geológicos desta região e a sua presença frequente nos EN portugueses.
Exames sob pressão: análise das questões sobre metamorfismo nos Exames Finais Nacionais de Biologia e Geologia
Publication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Carvalho Soares, Diana; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Abrantes, Isabel; da Silva Lopes, Betina; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro Miguel
RESUMO: A finalização da disciplina bienal de Biologia e Geologia (BG) pressupõe um exame final nacional (EFN) no 11º ano de escolaridade, que pode constituir um requisito de acesso ao ensino superior. Neste estudo, pretende-se compreender o peso atribuído à temática “metamorfismo e rochas metamórficas”, nos EFN da disciplina de BG da 1.ª e 2.ª fases, entre 2006-2021, e analisar a tipologia dessas questões. Foram analisadas 493 questões de Geologia de 32 EFN, tendo-se quantificado as questões com a temática em estudo (42) e avaliou-se a sua tipologia. Analisados os dados, constatou-se uma representatividade variável entre 5,0% (2020) e 33,3% (2013) na 1.ª fase e entre 5,9% (2016) e 20,0% (2009) na 2.ª fase, o que sublinha a importância conferida a esta temática nos EFN. As questões de escolha múltipla predominam tanto nas provas da 1.ª (34,1%) como da 2.ª fase (27,3%), não se constatando uma distribuição equitativa quanto à tipologia dessas questões.
(RE)cristalização ou (NEO)cristalização. Conceitos em manuais escolares de Biologia e Geologia 11.° ano
Publication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Carvalho Soares, Diana; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Abrantes, Isabel; da Silva Lopes, Betina; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro Miguel
RESUMO: O metamorfismo, temática incluída nas aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia do 11.° ano, é entendido como um conjunto de processos geológicos que envolvem modificações no conteúdo/composição mineral e/ou microestruturais de uma rocha, predominantemente no estado sólido. Durante esses processos podem ocorrer a nucleação e o crescimento de novos minerais - neocristalização - e de fases minerais já presentes - recristalização. Esta distinção leva-nos a questionar como é que esta temática é apresentada nos manuais escolares portugueses de Geologia. Para tal, foram analisados três manuais escolares do ano letivo 2022/23 e três do ano letivo 2008/09. Verificou-se que os manuais de 2008/09 referem apenas o processo de “recristalização”. Constatando-se uma evolução positiva nos manuais escolares de 2022/23, mas apenas um introduz o conceito de “neocristalização”. Ainda assim, no geral, estes promovem uma melhor compreensão dos processos que levam à formação de rochas metamórficas.

Organizational Units

Description

Keywords

, Natural sciences ,Natural sciences/Earth and related environmental sciences

Contributors

Funders

Funding agency

Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P.

Funding programme

OE

Funding Award Number

UI/BD/151508/2021

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