Repository logo
 
Publication

Viagem à volta do mundo com a Geologia : análise de 611 questões de exames nacionais (2008-2021)

datacite.subject.fosCiências Naturais::Ciências da Terra e do Ambiente
dc.contributor.authorBarata, Carlos
dc.contributor.authorSilva Marques, Carla Sofia
dc.contributor.authorda Silva Lopes, Betina
dc.contributor.authorCarvalho Soares, Diana
dc.contributor.authorAbrantes, Isabel
dc.contributor.authorGomes, Ana
dc.contributor.authorLopes, Fernando Carlos
dc.contributor.authorGomes, Elsa
dc.contributor.authorCallapez Tonicher, Pedro Miguel
dc.date.accessioned2025-07-04T11:05:13Z
dc.date.available2025-07-04T11:05:13Z
dc.date.issued2025-04
dc.description.abstractRESUMO: Este estudo procura compreender a importância dada à georreferenciação de situações reais nas questões de Geologia dos Exames Nacionais (EN) de Biologia e Geologia (BG) portugueses e contextualizá-la com o currículo. Estes exames são obrigatórios para a conclusão da disciplina bienal de BG (10.º e 11.º anos) dos Cursos Científicos e Humanísticos, podendo ainda constituir um requisito obrigatório ou facultativo para o acesso ao ensino superior. Para tal, analisaram-se os grupos de questões de Geologia de 39 EN realizados entre 2008 e 2021, os quais revelaram que a maioria dos grupos de questões de Geologia são enquadrados em cenários científicos georreferenciados (93,6%), sendo os Açores a região citada mais frequentemente. O presente estudo transmite a importância de situações reais, em particular do arquipélago dos Açores, para os conteúdos de Geologia lecionados nos 10.º e 11.º anos, considerando os atributos geológicos desta região e a sua presença frequente nos EN portugueses.por
dc.description.abstractABSTRACT: This study seeks to understand the importance given to the placement of real-life situations in Geology questions of National Portuguese Biology and Geology Exams and to contextualize it with the curriculum. These exams are required to conclude the biennial course of Biology and Geology (10th and 11th grades) of the Scientific and Humanistic Courses, and they may also constitute a compulsory or optional requirement for access to higher education. To that end, we analysed the Geology questions groups of 39 exams held between 2008 and 2021, which showed that most groups of Geology questions are framed in georeferenced scientific scenarios (93.6%), being the Azores region frequently cited. The present study conveys the importance of real-life situations, particularly the Azorean region, for the contents of Geology, taught in 10th and 11th grades, considering the geological attributes of this region and its frequent presence in Portuguese national exams.eng
dc.identifier.citationBarata, C., Marques, C., Lopes, B., Soares, D., Abrantes, I., Gomes, A., Lopes, F., Gomes, E. & Callapez, P.M. (2025). Viagem à volta do mundo com a Geologia : análise de 611 questões de exames nacionais (2008-2021). In: Comunicações Geológicas, 2025, vol. 112, Fascículo Especial I, pp. 461-464. https://doi.org/10.34637/np7s-vj09
dc.identifier.doi10.34637/np7s-vj09
dc.identifier.eissn1647-581X
dc.identifier.issn0873-948X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/5950
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherLNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologia
dc.relationTectónica, Vulcanologia, Educação e Ensino das Ciências em contextos de campo e de museus, tendo com base o arquipélago dos Açores
dc.relationRochas metamórficas: novos contextos, novos desafios.
dc.relationCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra
dc.relationCentre for Functional Ecology - Science for People & the Planet
dc.relation.hasversionhttps://www.lneg.pt/wp-content/uploads/2025/04/92_Barata-et-al.pdf
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectGeologia
dc.subjectExames nacionais
dc.subjectAvaliação
dc.subjectProgramas curriculares
dc.subjectGeology
dc.subjectNational exams
dc.subjectEvaluation
dc.subjectCurricular programmes
dc.titleViagem à volta do mundo com a Geologia : análise de 611 questões de exames nacionais (2008-2021)por
dc.title.alternativeJourney around the world with Geology : analysis of 611 questions from national exams (2008-2021)eng
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleTectónica, Vulcanologia, Educação e Ensino das Ciências em contextos de campo e de museus, tendo com base o arquipélago dos Açores
oaire.awardTitleRochas metamórficas: novos contextos, novos desafios.
oaire.awardTitleCentre for Earth and Space Research of the University of Coimbra
oaire.awardTitleCentre for Functional Ecology - Science for People & the Planet
oaire.awardURIhttp://hdl.handle.net/10400.9/5941
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH%2FBD%2F148734%2F2019/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00611%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04004%2F2020/PT
oaire.citation.endPage464
oaire.citation.issueEspecial I
oaire.citation.startPage461
oaire.citation.titleComunicações Geológicas
oaire.citation.volume112
oaire.fundingStreamOE
oaire.fundingStreamPOR_CENTRO
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameBarata
person.familyNameSilva Marques
person.familyNameda Silva Lopes
person.familyNameCarvalho Soares
person.familyNameAbrantes
person.familyNameGomes
person.familyNameLopes
person.familyNameGomes
person.familyNameCallapez Tonicher
person.givenNameCarlos
person.givenNameCarla Sofia
person.givenNameBetina
person.givenNameDiana
person.givenNameIsabel
person.givenNameAna
person.givenNameFernando Carlos
person.givenNameElsa
person.givenNamePedro Miguel
person.identifier.ciencia-id5915-DA6E-40E6
person.identifier.ciencia-id2D1C-DFE5-B95D
person.identifier.orcid0000-0003-3524-0752
person.identifier.orcid0000-0003-2776-3131
person.identifier.orcid0000-0003-0669-1650
person.identifier.orcid0000-0003-3366-384X
person.identifier.orcid0000-0002-8761-2151
person.identifier.orcid0000-0001-7005-4870
person.identifier.orcid0000-0002-3374-9857
person.identifier.orcid0000-0001-6307-1859
person.identifier.orcid0000-0002-6493-2208
person.identifier.ridL-7089-2014
person.identifier.scopus-author-id55844727000
person.identifier.scopus-author-id24733617300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
relation.isAuthorOfPublicationae24be4b-e501-4fc8-9773-7cfaf2ba2439
relation.isAuthorOfPublication47d26908-203f-45ba-a844-e7ce47ca3a01
relation.isAuthorOfPublicationb2bbf124-c02f-4ef8-856a-5079e441573f
relation.isAuthorOfPublication9f21b9c2-6357-4630-9280-83329686d255
relation.isAuthorOfPublication7e2262a3-04df-4751-b5e1-5a16626e0d10
relation.isAuthorOfPublicationaf5a2031-f802-4b11-8b56-9193451704b4
relation.isAuthorOfPublicatione2f334ae-3269-4ae0-b149-b93fcc4d556a
relation.isAuthorOfPublication214913c6-adc9-4032-920f-5f6bdae48f8d
relation.isAuthorOfPublication93925b0a-fdf1-4fc8-9dd5-fd2549bb9024
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryae24be4b-e501-4fc8-9773-7cfaf2ba2439
relation.isProjectOfPublication074b6a92-cc7b-46c3-8afd-37a3d94ecb7a
relation.isProjectOfPublicationb0d462d8-c520-44b7-acb5-2fbd6d628027
relation.isProjectOfPublicationff9da1f9-bbb8-4b3a-81c3-192416215eac
relation.isProjectOfPublicationd53c42fe-09e8-484d-8563-8e79358d9a11
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscovery074b6a92-cc7b-46c3-8afd-37a3d94ecb7a

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
92_Barata et al.pdf
Size:
754.81 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
4.03 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: