Repository logo
 
Publication

Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?

dc.contributor.authorSilva Marques, Carla Sofia
dc.contributor.authorBarata, Carlos
dc.contributor.authorAbrantes, Isabel
dc.contributor.authorGomes, Elsa
dc.contributor.authorDa Silva Lopes, Betina
dc.contributor.authorM. Callapez, Pedro
dc.date.accessioned2022-05-06T11:20:29Z
dc.date.available2022-05-06T11:20:29Z
dc.date.issued2021-06
dc.description.abstractRERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: From the question – Can we find fossils in metamorphic rocks? – problem-based learning (PBL) was implemented, aiming to challenge “Natural Sciences” (7th grade) and “Biology and Geology” (10th/11th grade) students to use methodologies similar to the scientific process. The thematic contents fossils and metamorphism were selected, the geological scenario was designed, and all the didactic and pedagogical resources needed for the implementation of the PBL were planned and constructed in digital format, namely: teacher's guide; PowerPoint and video presentation of the PBL and geological scenario, and the App "Fossils in metamorphic rocks" for the students. The didactic-pedagogical resources were validated by Geology and Education experts and made available on Google Sites platform, entitled "Metamorphic rocks". The purpose of this PBL is the personal co-responsibility of participation/performance, the valorisation of processes and products of peer work, the cognitive, procedural and affective development, and to awaken students' interest in science.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva Marques, Carla Sofia... [et.al.] - Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?. In: Comunicações Geológicas, Vol. 108 (2021) Fascículo Especial I, p. 109-112pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34637/z9g5-0g31
dc.identifier.eissn1647-581X
dc.identifier.issn0873-948X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.9/3841
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherLNEG - Laboratório Nacional de Energia e Geologiapt_PT
dc.relationUID/Multi/00611/2020pt_PT
dc.relationRochas metamórficas: novos contextos, novos desafios.
dc.relationCentre for Functional Ecology - Science for People & the Planet
dc.relationPOCI-01-0145- FEDER-006922pt_PT
dc.relationResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
dc.relation.publisherversionhttps://www.lneg.pt/wp-content/uploads/2022/03/18-CarlaMarques-et-al_Final_ER_SM.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectFóssilpt_PT
dc.subjectLiteraciapt_PT
dc.subjectGeociênciaspt_PT
dc.subjectMetamorfismopt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectFossilpt_PT
dc.subjectLiteracypt_PT
dc.subjectGeosciencept_PT
dc.subjectMetamorphismpt_PT
dc.titleUm fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?pt_PT
dc.title.alternativeA fossil in a metamorphic rock! Is it possible, teacher?pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.awardTitleRochas metamórficas: novos contextos, novos desafios.
oaire.awardTitleCentre for Functional Ecology - Science for People & the Planet
oaire.awardTitleResearch Centre Didactics and Technology in the Education of Trainers
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POR_CENTRO/SFRH%2FBD%2F148734%2F2019/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F04004%2F2020/PT
oaire.awardURIinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00194%2F2020/PT
oaire.citation.endPage112pt_PT
oaire.citation.startPage109pt_PT
oaire.citation.titleComunicações Geológicaspt_PT
oaire.citation.volume108pt_PT
oaire.fundingStreamPOR_CENTRO
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
oaire.fundingStream6817 - DCRRNI ID
person.familyNameSilva Marques
person.familyNameBarata
person.familyNameAbrantes
person.familyNameGomes
person.familyNameda Silva Lopes
person.familyNameCallapez Tonicher
person.givenNameCarla Sofia
person.givenNameCarlos
person.givenNameIsabel
person.givenNameElsa
person.givenNameBetina
person.givenNamePedro Miguel
person.identifier987947
person.identifier.ciencia-id1311-865E-D252
person.identifier.ciencia-id5915-DA6E-40E6
person.identifier.ciencia-id5C12-AC5F-F61A
person.identifier.ciencia-id2D1C-DFE5-B95D
person.identifier.orcid0000-0003-2776-3131
person.identifier.orcid0000-0003-3524-0752
person.identifier.orcid0000-0002-8761-2151
person.identifier.orcid0000-0001-6307-1859
person.identifier.orcid0000-0003-0669-1650
person.identifier.orcid0000-0002-6493-2208
person.identifier.ridV-8277-2017
person.identifier.ridL-7089-2014
person.identifier.scopus-author-id6602847896
person.identifier.scopus-author-id55844727000
person.identifier.scopus-author-id39061286300
person.identifier.scopus-author-id24733617300
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.identifierhttp://doi.org/10.13039/501100001871
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
project.funder.nameFundação para a Ciência e a Tecnologia
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication5c33d481-e2b1-4b1e-b408-0ffa2cae7b22
relation.isAuthorOfPublication32662486-8ad2-4394-9351-9d7d08c21f1a
relation.isAuthorOfPublication59c91da3-3b14-4cd7-a8ec-693a32fea6a5
relation.isAuthorOfPublication214913c6-adc9-4032-920f-5f6bdae48f8d
relation.isAuthorOfPublicatione6615af8-7bd7-4673-805c-68b3472b7fe4
relation.isAuthorOfPublication93925b0a-fdf1-4fc8-9dd5-fd2549bb9024
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery59c91da3-3b14-4cd7-a8ec-693a32fea6a5
relation.isProjectOfPublicationb0d462d8-c520-44b7-acb5-2fbd6d628027
relation.isProjectOfPublicationd53c42fe-09e8-484d-8563-8e79358d9a11
relation.isProjectOfPublication798fbbf7-02ad-4390-8e0d-864242390c0d
relation.isProjectOfPublication.latestForDiscoveryb0d462d8-c520-44b7-acb5-2fbd6d628027

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
18 - CarlaMarques et al.pdf
Size:
288.59 KB
Format:
Adobe Portable Document Format