Economia de Recursos - ER
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Economia de Recursos - ER by Subject "Análise de valor"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- AV e PML: o seu contributo para a sustentabilidadePublication . Henriques, José João M. Silva; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Alexandre, Jorge; Catarino, JustinaNo novo cenário de desenvolvimento, podendo a sustentabilidade entender-se como resultado da optimização de um processo multi-critérios num sistema complexo cujas dimensões básicas são a economia, a ecologia e a sociedade, novos desafios são colocados às empresas. Estas para aumentar o valor dos seus processos e produtos, terão que integrar na sua forma de gestão a tripla linha de base. Uma forma de operacionalizr essa resposta, passa pelo recurso a metodologias que as apoiem no seu percurso de eco-eficiência, como a Produçã Mais Limpa (PML) e Análise do Valor (AV). Lawrance Miles desenvolveu a Análise do Valor, nos anos 40, assentes nos conceitos de Valor e Função, como método para aumentar o Valor dos produtos existentes. As aplicações da Análise de Valor ultrapassaram o domínio dos produtos para abrangerem também outros domínios e deram origem a novas metodologias e técnicas de gestão que se desenvolvem com base naqueles conceitos. Este artigo mostra, passo a passo, uma metodologia - Valor Sustentável - desenvolvda a partir das sinergias entre a Análise do Valor e a Produção Mais Limpa, as fases de actuação propostas às empresas, desde a fase de orientação à decisão, os intervenientes em cada uma delas, as fichas de trabalho correspondentes e o tipo de rsultados que se podem obter. Será também apresentada a pertinência desta metodologia, fazendo-se referência a alguns resultados já obtidos em algumas empresas portuguesas.
- How to measure the value from a sustainable point of viewPublication . Alexandre, Jorge; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Henriques, José João M. Silva; Catarino, JustinaEntrepreneurial activities must change when taking into account Sustainable Development paradigm. A new way of evaluating enterprises’ performance which incorporates economical, environmental and social criteria is necessary. Any organisation can no longer work as a “black box”. Society wants to know about the impacts of inputs and outputs of companies’ activities and therefore a continuous process of transparency, communication and continuous improvement is required. Therefore the Value of a company can no longer be seen only as the profi t for its shareholders, but must be extended in an objective way to the other elements of Sustainability: the social and environmental criteria. If Top Management and the VA team are sensitized for the Sustainability principles and for their contribution in creating Value, these aspects will be integrated in the company’s strategic management so that they will contribute for its viability in the long term. This paper aims at presenting a specifi c methodology to support the process of decision making at the level of the practices related to increasing Value towards a Sustainable Entrepreneurial Development. After a study of the possible synergies between tools used by Value Management (mainly Value Analysis) and Environmental Management (Cleaner Production, Eco effi ciency, among others) a methodology, joining them and profi ting from their synergies was developed and tested in several companies.