HAS - Comunicações em actas de encontros científicos nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing HAS - Comunicações em actas de encontros científicos nacionais by Subject "Aquíferos"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação de SIG na avaliação da vulnerabilidade aquífera e cartografia da contaminação agrícola por pesticidas e nitratos na região do RibatejoPublication . Paralta, Eduardo; Oliveira, Manuel M.; Batista, Sofia; Francés, Alain Pascal; Ribeiro, Luís F.; Cerejeira, Maria JoséAs potencialidades dos Sistemas de Informação, ao nível do processamento e análise de dados georeferenciados e da criação de Sistemas de Apoio à Decisão, constituem modernas ferramentas de gestão e ordenamento do território com aplicação crescente em todas as áreas das Geociências e do Ambiente. No seguimento de vários estudos, realizados entre 1991 e 2000, sobre contaminação dos aquíferos por pesticidas e nitratos, na zona do Ribatejo, foram aplicadas metodologias apoiadas por suporte informático para avaliação da vulnerabilidade/susceptibilidade dos aquíferos à poluição e apresentados os respectivos mapas de qualidade ambiental relativamente aos teores de nitratos e alguns herbicidas, particularmente de alacloro, atrazina, metolacloro, metribuzina e simazina na água subterrânea. Os resultados obtidos constituem instrumentos fundamentais na gestão dos recursos hídricos subterrâneos e inclusivamente no estabelecimento de redes de monitorização adequadas em aquíferos vulneráveis.
- Aplicação de um SIG na selecção de locais para implantação de aterros sanitários em áreas vulneráveis à contaminação de aquíferosPublication . Luz, A. P.; Francés, Alain Pascal; Fernandes, Judite; Dill, Amélia CarvalhoNo âmbito de um estágio profissionalizante da licenciatura de Engenharia do Ambiente foi desenvolvida e testada uma metodologia para a selecção de possíveis locais de implantação de aterros sanitários, recorrendo aos sistemas de informação geográfica. A localização deste tipo de infra-estruturas obedece a critérios diversos de natureza geológica, geomorfológica, topográfica, pedológica, biológica, hídrica, hidrogeológica, climatológica, demográfica, usos de solo e acessibilidades. O armazenamento, a integração e a manipulação de toda a informação de base foi possível graças ao desenvolvimento de um SIG, que permitiu igualmente a produção de informação intermédia e a geração do output final de acordo com os critérios exigidos. Para o efeito foi seleccionada uma área de 640 km2 no nordeste alentejano, tendo sido testadas as respostas dadas por este método em locais vulneráveis à contaminação de aquíferos. As áreas geradas pelo Sistema foram validadas no campo verificando-se estarem em conformidade com os condicionalismos introduzidos no sistema. A metodologia que se coloca à discussão tem como objectivo evidenciar as potencialidades dos SIG em análises de macroescala, no contexto do planeamento e do ordenamento do território, em consonância com a gestão de recursos hídricos.
- Caracterização hidrogeológica e avaliação da vulnerabilidade à poluição agrícola do aquífero Mio-Pliocénico da região de Canhestros, AlentejoPublication . Paralta, Eduardo; Francés, Alain Pascal; Sarmento, Paula A.O bloco de rega de Canhestros, ocupa uma extensão de 100 km2 e integra-se na 2ª Fase do Perímetro de Rega da Barragem de Odivelas, tendo sido a primeira estrutura do vasto sistema hidráulico baseado na Barragem do Alqueva, a entrar em funcionamento, em Fevereiro de 2002. No âmbito de um projecto de monitorização piezométrica e de qualidade da água subterrânea para a referida área, celebrado entre o IGM e a EDIA, tem sido realizadas periodicamente amostragens à composição físico-química da água subterrânea, incluindo compostos orgânicos de alguns pesticidas e nitratos, que constituem elementos indicadores de contaminação agrícola. A avaliação das condições hidrogeológicas e da vulnerabilidade à poluição dos sistemas aquíferos em áreas de agricultura intensiva reveste-se da maior importância para a definição da situação de referência dos aspectos hidrodinâmicos e de qualidade da água, numa fase anterior aos previsíveis impactes que as alterações do uso do solo e o incremento do regadio inevitavelmente irão provocar. O sistema hidrogeológico dominante na área de estudo corresponde à Formação de Esbarrondadoiro (Miocénico), de fácies detrítica, e aos depósitos Plio-Quaternários de cobertura. É possível identificar-se um aquífero superficial poroso livre e em profundidade vários níveis aquíferos confinados, constituindo no conjunto um sistema multicamada complexo, em que o aquífero superficial se apresenta mais vulnerável à contaminação pontual e difusa de origem agrícola. De acordo com diferentes metodologias empíricas e critérios hidrogeológicos a área do Perímetro de Rega de Canhestros, classifica-se, relativamente ao aquífero superficial, como área de vulnerabilidade média a extremamente elevada à poluição agrícola (ver tabela). Em face dos resultados preliminares do trabalho de campo não é aconselhável o uso agrícola das águas subterrâneas da área do Perímetro de Rega de Canhestros pelo elevado risco de salinização dos solos, potenciado pelo clima quente e seco da região. Não foram detectados valores significativos de fitofármacos no aquífero livre (ver tabela) e os teores em nitratos são normalmente inferiores a 25 mg/L, à excepção de alguns casos pontuais sem representatividade espacial (ver tabela). Os resultados obtidos com os trabalhos em curso, sob a forma de diagramas, índices hidrogeoquímicos e mapas de isovalores, serão posteriormente integradas em Bases de Dados/SIG constituindo instrumentos de gestão ambiental importantes na definição das futuras redes de monitorização, a implementar no final do projecto.
- Caracterização hidrogeológica e avaliação da vulnerabilidade à poluição agrícola do aquífero Mio-Pliocénico da região de Canhestros, AlentejoPublication . Paralta, Eduardo; Francés, Alain Pascal; Sarmento, Paula A.
- A contaminação por TNT e DNT das águas subterrâneas do SeixalPublication . Amaral, Helena; Fernandes, Judite; Berg, Michael; Schwarzenbach, René P.; Kipfer, Rolf
- Modelação da recarga do aquífero livre miocénico da Bacia de Alvalade e do sistema aquífero dos gabros de BejaPublication . Paralta, Eduardo; Francés, Alain Pascal; Ribeiro, Luís F.
- Modelo numérico de fluxo de regime transitório : o caso do aquífero Moura-FicalhoPublication . Costa, Augusto; Francés, Alain Pascal; Lubczynski, Maciek; Ribeiro, Luís F.Em Portugal têm sido utilizados, com alguma frequência, modelos de escoamento hídrico subterrâneo em regime permanente, para descrever quantitativamente modelos conceptuais de funcionamento de formações aquíferas. Também em relação ao Aquífero Moura-Ficalho foi anteriormente apresentado um modelo deste tipo (ERHSA e outras referências de artigos). O conjunto de dados, especialmente os que resultam da rede monitorização piezométrica deste aquífero (Costa et al., 1998), associado a várias outras investigações entretanto iniciadas, nomeadamente sobre a variação espaço-temporal da recarga (Chomba, 2004), foram utilizados no desenvolvimento de um modelo numérico de escoamento em regime transitório, para o período entre Outubro de 2000 e Maio de 2005, com projecções até Dezembro de 2005. Foi reformulado o modelo permanente e, na fase de calibração, quer deste quer do transitório, foram utilizadas técnicas de modelação inversa na minimização de erros associados a vários parâmetros. Em particular no que respeita à permeabilidade horizontal, obteve-se um mapa de permeabilidades com o qual foi possível obter erros menores do que com outro modelo, mais complexo, em que não se utilizou a modelação inversa. Este mapa de permeabilidades obteve-se com o algoritmo PEST, utilizando os chamados "pilot points". São confrontados os resultados obtidos com os dois modelos concluindo-se que o mais simples poderá dar respostas mais fiáveis na previsão de cenários para apoio à gestão do aquífero. A situação real que se apresenta espera-se que constitua um contributo para a generalização da utilização da modelação numérica e, em particular da modelação inversa, no domínio da Hidrogeologia no nosso País.
- Monitorização e modelação estocástica da contaminação por nitratos do aquífero gabro-diorítico da Região de Beja : resultados, conclusões e recomendaçõesPublication . Paralta, Eduardo; Ribeiro, Luís F.O uso excessivo de compostos azotados na agricultura é prática generalizada em todos os países desenvolvidos da Europa e América do Norte. Os problemas ecológicos e de saúde pública decorrentes da presença de nitratos nos ecossistemas aquáticos e nas reservas de água para abastecimento público em áreas rurais constituem uma preocupação crescente para as autoridades sanitárias e ecologistas em geral. Entre Julho de 1997 e Julho de 2000 monitorizou-se a ocorrência de nitratos em dezenas de origens de água da região de Beja (Alentejo). Concluiu-se que o conteúdo em nitratos na água subterrânea da região de Beja está relacionado com as práticas agrícolas e o ano hidrológico, sendo possível constatar importantes variações sazonais deste elemento, com ocorrência sistemática de valores acima de 50 mgNO3/L. Aplicaram-se um conjunto de metodologias geoestatísticas baseadas na análise sistemática dos 24 semi-variogramas mensais obtidos durante os 36 meses de monitorização e obtiveram-se as respectivas cartas de variabilidade espacial por Krigagem da Indicatriz, que representam o risco de contaminação ou isoprobabilidade de ocorrência do poluente para um determinado valor de corte. A cartografia do risco de contaminação difusa por nitratos de origem agrícola, indica um aumento da área de maior probabilidade de ocorrência de valores superiores ao VMA para consumo humano entre Fevereiro de 1998 e Junho de 1998. Entre Janeiro e Março de 2000, a probabilidade de ocorrência de águas com teores de nitrato acima do VMA foi praticamente de 100% para os cerca de 50 km2 que constituem a área de estudo. A monitorização sazonal, durante 3 anos, do teor em nitratos nos arredores de Beja evidencia que ocorrem perdas importantes de Azoto do sistema solo-planta, para o meio freático, com a predominância sistemática de valores acima de 50 mg NO3/L. Estas evidências indicam que estamos efectivamente em presença de um aquífero sujeito a contaminação difusa de origem agrícola, que importa continuar a monitorizar no sentido de inverter a situação actual, de acordo com as directivas nacionais e europeias, em especial a DQA e a directiva relativa à protecção das águas contra a poluição por nitratos (Directiva 91/676/CEE de 12 de Dezembro de 1991).
- Participação do IGM na caracterização hidrogeológica e implementação das redes de monitorização do bloco de rega de Canhestros, sistema de rega de AlquevaPublication . Paralta, Eduardo; Francés, Alain Pascal; Costa, AugustoA EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas de Alqueva promoveu a concepção e implementação do programa de avaliação do estado qualitativo e quantitativo das águas subterrâneas do Bloco de Rega de Canhestros (Ferreira do Alentejo), que teve início em Junho de 2001, sob a responsabilidade do Instituto Geológico e Mineiro (IGM). As exigências agro-ambientais do actual quadro comunitário de apoio à agricultura (PAC) e a necessidade de cumprimento da legislação nacional e das directivas comunitárias no domínio da Água (i.e. Directiva Quadro da Água), determinam que os Estados-Membros da CE realizem estudos hidrogeológicos e assegurem a protecção, melhoria e reposição do bom estado químico das águas subterrâneas, prevenindo a sua poluição. Neste contexto, o IGM está a proceder à caracterização hidroquímica sazonal da água subterrânea, avaliação da vulnerabilidade aquífera, avaliação do impacte das actividades humanas e agrícolas, elaboração de modelos numéricos de fluxo e dispersão de contaminantes e selecção da rede de monitorização operacional a incluir no futuro plano de gestão e protecção das águas subterrâneas do perímetro de rega. Trata-se de um projecto de monitorização exemplar ao nível dos empreendimentos hidroagrícolas de grande dimensão em Portugal.
- Reabilitação de aquíferos contaminados pela indústria : resultados preliminares no caso de estudo do SeixalPublication . Almeida, Carlos Costa; Costa, Maria Cristina; Dill, Amélia Carvalho; Fernandes, Judite; Francés, Alain Pascal; Midões, Carla; Müller, Imre; Nunes, Fátima; Nuzzo, Marianne; Reis, Margarida P.O Projecto PCTI/CTA/36496/99, Desenvolvimento e Aplicação de Técnicas Mistas Químicas e de Bioremediação na Reabilitação de Aquíferos, foi concebido com o objectivo de contribuir para a eeabilitação das águas subterrâneas do aquífero superior do Seixal, contaminadas pela fábrica de explosivos da Sociedade Portuguesa de Explosivos Lda. (SPEL) e simultaneamente desenvolver metodologias de tratamento in situ. Essas metodologias deveriam ser eficazes e de baixo custo, recorrendo a processos geoquímicos e bioquímicos, utilizando estirpes bacterianos adequadas e/ou residentes. O presente artigo pretende fazer o ponto de situação dos trabalhos realizados, nomeadamente de caracterização hidrogeoquímica, geofísica e do microbiota do aquífero superficial, tendo sido possível isolar estirpes com potencial para a remediação biológica da contaminação detectada.