Volume 107 (2020) Fascículo Especial I (X Congresso Nacional de Geologia)
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing Volume 107 (2020) Fascículo Especial I (X Congresso Nacional de Geologia) by Title
Now showing 1 - 10 of 40
Results Per Page
Sort Options
- Até onde irá o Terreno Finisterra? Proposta de correlação com os “Terrenos” variscos europeusPublication . Moreira, Noel; Dias, R.; Ribeiro, A.; Romão, José; Pedro, J.; Noronha, FernandoResumo: O Maciço Ibérico foi subdividido num conjunto de terrenos tectono-estratigráficos com características próprias, entre os quais os Terrenos Finisterra (TF) e Ibérico (TI). O TF contacta com TI, nomeadamente com a Zonas Centro Ibérica e Ossa-Morena, através de uma zona de cisalhamento, a Zona de Cisalhamento Porto-Tomar-Ferreira do Alentejo. O TF apresenta características que contrastam com as que especializam o TI, destacando-se: (1) um evento tectono-metamórfico de alta temperatura Varisco, acompanhado de magmatismo granítico, de idade ante-mississipiana; (2) a presença de unidades de baixo grau metamórfico discordantes, sendo que a Unidade de Albergaria (Devónico superior), apresenta uma natureza marinha, que contrasta com o gap na sedimentação da mesma idade no TI; e (3) a existência de zircões detríticos de idade mesoproterozóica em alguns litótipos, o que não é característico dos terrenos Peri-Gondwânicos. As características do TF permitem a sua correlação com o Bloco de León e o Mid-German Crystalline Rise.
- Atividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º cicloPublication . Francisco Ramos Pires, Estefânia; Gomes, C.; P. Correia, Gina; Pereira, A.; Abrantes, IsabelRESUMO: As atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e apren dizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.
- Caracterização de taludes localizados na área de CoimbraPublication . Costa, Diana; Andrade, PedroResumo: Neste trabalho efetua-se a caracterização geomecânica e de estabilidade de cinco taludes localizados na área urbana de Coimbra e nas suas imediações. Em dois dos taludes são ocorrentes rochas sedimentares, enquanto os restantes são constituídos por rochas metamórficas, designadamente filádios e metagrauvaques. Procedeu-se a um levantamento de campo e à realização de ensaios de caracterização de resistência, massa volúmica, porosidade aberta e de durabilidade, recorrendo-se à utilização de várias classificações como a Basic Geotechnical Description (BGD), Rock Mass Rating (RMR) e Slope Mass Rating (SMR), bem como de programas informáticos. Os taludes são parcialmente estáveis, de acordo com os resultados do SMR, com exceção do Talude 2, que foi classificado como instável. A partir do estudo efetuado procedeu-se a uma avaliação das várias situações de instabilidade existentes nos taludes considerados, das quais se destacam as quedas de blocos e as roturas em cunha.
- CIVISA´s seismic network migration from analogue to digital through an affordable data acquisition system and radio Wi-Fi telemetry designPublication . Montalvo Garcia, Arturo; Primo, C.; Oliveira, S.ABSTRACT: In September of 2016 a new digital communications network for the Azores Civil Protection (SRPCBA) was inaugurated providing digital, voice and Ethernet LAN telemetry capabilities to the Centre for Information and Seismovolcanic Surveillance of the Azores (CIVISA). During 2017, the telemetry links from all monitoring techniques were reconnected to the new communication system. In 2018 the CIVISA has started the migration from analogue to digital seismic stations and this process allow to liberate few short period geophones. At the CIVISA’s Information and Communication Technologies Support group (SATIC), motivated by the availability of sensors, an instrumentation project was started with the objective of develop affordable digital data acquisition system (DAS) for geophones and a Wi-Fi telemetry to transmit seismic data to the Data Acquisition Centre (CAD) of CIVISA, in Ponta Delgada. The DAS design uses Do It Yourself (DIY) modules for Internet of Things (IoT) applications, microcontrollers and low power computer boards.
- Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciênciasPublication . P. Correia, Gina; Francisco Ramos Pires, Estefânia; Abrantes, IsabelRESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
- Da Tectónica de Placas à Teoria da Evolução; dos supercontinentes à dispersão dos seres vivosPublication . Dias, R.; Nascimento, F.; Machado, L.; Pereira, E.; Paiva, A.; Batista, A.; Silva, V.; Gomes, A.; Silva, M Inês; Soares, Alexis; Garcia, Karina LuciaRESUMO: A evolução do conhecimento do interior do nosso planeta tem levado a profundas alterações da forma como a dinâmica da Terra é encarada, evidenciando a existência de ciclo dos supercontinentes. Esta transformação tem permitido uma visão mais integradora, onde os processos tectónicos e de evolução da Vida na Terra surgem como complementares. No entanto, esta nova abordagem ainda não se reflete nos curricula do ensino. A realiza ção de um conjunto de atividades práticas explorando a forma como os grandes blocos continentais foram evoluindo, desde o supercontinente Rodínia até à Atualidade, e a sua influência na dispersão de alguns dos prin cipais grupos de seres vivos, constitui uma abordagem eficiente de alguns aspetos associados ao ciclo dos supercontinentes.
- O depósito de areias feldspáticas de Casal do Frade (Arganil), PortugalPublication . Antunes, Fábio; Catarino, Lidia; Figueiredo, Fernando; Pita, FernandoResumo: Apesar do feldspato ser um dos minerais mais abundantes na crosta terrestre, apenas um pequeno número de depósitos é apropriado para exploração. Portugal é deficitário em feldspato, importando cerca de 40% do feldspato consumido. Neste trabalho estudaram-se as areias feldspáticas de depósito de Casal do Frade, freguesia de Pombeiro da Beira, concelho de Arganil. As amostras estudadas apresentam pequena variabilidade granulométrica e os seguintes minerais leves: quartzo hialino, quartzo leitoso, feldspato e partículas mistas de quartzo e feldspato. O principal mineral argiloso é a esmectite. O teor de minerais densos(essencialmente turmalina e ilmenite) é muito baixo (0,037%). Quer o quartzo, quer o feldspato encontrados e analisados, não apresentam na sua grande maioria a presença de óxidos de ferro, o que faz crer que tem qualidade suficiente para ser utilizado como uma areia quartzofeldspática de qualidade para a indústria cerâmica e do vidro. Areias, feldspato, quartzo, aplicação cerâmica.
- Devonian sedimentation in the SW boundary of the Ossa-Morena Zone: state of art and paleogeographyPublication . Machado, Gil; Moreira, Noel; Silvério, GonçaloAbstract: The Devonian sedimentary record of the Ossa-Morena Zone is scarce. In its southwestern domains, the Odivelas Limestone and correlatable units represent the single evidence of latest Early Devonian to Middle Devonian (possibly into Frasnian)sedimentation in this area. Reefal and perireefal sediments are frequently, but not always, associated to coeval volcanic rocksthat probably supported atoll-like systems on the top of volcanic edifices. The northernmost occurrences are spatially associated with mississippian volcanic-sedimentary complexes. Their geometrical relation is still unclear, the limestones are possibly embedded as olitoliths, but can also be tectonically imbricated or simply reflecting draping of younger sediments around and above older (Devonian) sea-bed topography.
- Estudo da alterabilidade por lixiviação em extrator soxhlet de materiais cerâmicos com incorporação de escórias resultantes da incineração de resíduos sólidos urbanosPublication . Elias, Joao; Galhano, Carlos; Simão, J.RESUMO: A produção de resíduos sólidos urbanos (RSU) está em constante crescimento, contribuído para um aumento dos impactes sobre o ambiente e a sociedade. Para tentar mitigar estes problemas foram realizados e ensaiados provetes cerâmicos ecológicos com incorporação de escórias resultantes da incineração de resíduos sólidos urbanos. Deste modo, pretendeu-se estudar o efeito do aumento da temperatura de cozedura, dos 900 ºC para os 1000 ºC, nos provetes com 0, 10 e 20% de escórias, sujeitos ao ensaio de alteração por lixiviação em extrator soxhlet. Com base nos resultados obtidos verificou-se um maior incremento da resistência nos provetes cerâmicos com 20% de escórias, cozidos a 1000 ºC.
- Estudo de materiais rochosos carbonatados localizados nas áreas de Ançã e SouselasPublication . Torres, Jonathan; Andrade, Pedro; Figueiredo, FernandoResumo: Apresenta-se uma caracterização de calcários e margas carbonatadas localizadas nas áreas de Souselas e Ançã. Na primeira área o material rochoso enquadra-se na Formação de São Gião, pertence ao Toarciano, e corresponde a um conjunto margo-carbonatado. As litologias da segunda área enquadram-se nos Calcários de Ançã, de idade do Bajociano Inferior. Na caracterização dos maciços rochosos recorreu-se ao Rock Mass Rating (RMR). Efetuaram-se ensaios como a determinação da massa volúmica aparente, porosidade aberta, ensaio de desgaste em meio húmido, dureza, resistência à carga pontual, resistência à compressão uniaxial, velocidade de propagação de ultrassons e determinação de módulos de elasticidade dinâmicos. A porosidade das rochas carbonatadas de Souselas e Ançã varia, respetivamente, entre 7,4%, e 9,5%, e entre 11,1% e 14,3%. Os maciços rochosos das áreas estudadas são na sua maioria, de acordo com RMR, classificados como de qualidade mediana. Definiram-se as possíveis relações entre os resultados dos vários ensaios.