CIES 2020 - Comunicações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing CIES 2020 - Comunicações by Title
Now showing 1 - 10 of 161
Results Per Page
Sort Options
- Ação concertada das renováveis participação portuguesaPublication . Joyce, A; Camelo, Susana; Gírio, FranciscoRESUMO: A Ação Concertada das Renováveis (CA-RES) é uma iniciativa conjunta de 27 Estados-Membros da EU, da Noruega, da Islândia e da Comissão Europeia (DG ENER, EASME), coordenada pela Agência Austríaca de Energia com vista a apoiar a implementação da Diretiva Europeia de Energias Renováveis. O projeto foi cofinanciado pelo Programa Horizonte 2020 da União Europeia e corresponde ao item B.2.2. “Coordination of Renewable Energy policies development and implementation through concerted actions with Member States” of the HORIZON 2020 WORK PROGRAMME 2014–2015 10. Secure, clean and efficient energy. A terceira fase da Ação Concertada (CA-RES 3) apoia a transposição da Diretiva das Energias Renováveis 2009/28/CE e a sua reformulação na nova Diretiva 2018/2001/UE (RED II). Os objetivos da Concerted Action estando diretamente relacionados com a transposição e implementação da Diretiva RES permitem também fomentar sinergias e criar novas oportunidades para explorar abordagens comuns em áreas específicas das energias Renováveis.
- ALFR-Alentejo: demonstração experimental de um prótipo advanced linear Fresnel reflector em ÉvoraPublication . Canavarro, Diogo; Collares-Pereira, M.; Santos, André; Delgado, G.; Horta, PedroRESUMO: Este artigo debruça-se sobre o projecto de demonstração ALFR-Alentejo: “Instalação, ensaio e análise de um concentrador do tipo Advanced Linear Fresnel Reflector para a produção de electricidade por via termosolar com armazenamento térmico”. Este projecto, iniciado em Dezembro de 2019, visa o desenho, construção e ensaio de um concentrador solar inovador do tipo Advanced Linear Fresnel Reflector. Neste artigo são apresentadas as características geométricas e ópticas do concentrador, uma estimativa do seu desempenho para diferentes localizações e valores de DNI (Radiação Normal Directa) e uma súmula dos trabalhos experimentais a decorrer no Pólo de Évora da INIESC – Infraestrutura Nacional de Investigação em Energia Solar de Concentração.
- Análise da degradação em duas instalações fotovoltaicas, localizadas em Porto Alegre, BrasilPublication . Fonseca, J.E.F.; Oliveira, F.S.; Prieb, C.W.M.; Krenzinger, A.RESUMO: Ao mesmo tempo em que o crescimento da energia solar fotovoltaica se expressa atingindo centenas de gigawatts instalados ao redor do mundo, a durabilidade dos módulos pode ser fator chave para manter a viabilidade da tecnologia. Este trabalho descreve o estado de duas instalações fotovoltaicas situadas no LABSOL (Laboratório de Energia Solar da UFRGS). A primeira instalação funciona há quinze anos e a mais recente há três anos. Para realizar esta avaliação aplicam-se algumas técnicas, destacando-se os registros de inspeções visuais, de imagens de eletroluminescência, de análises termográficas e principalmente resultados da caracterização elétrica do comportamento da curva I-V, refletindo então a degradação do material que compõe os módulos. Apesar dos danos revelados neste trabalho, pode-se afirmar que os sistemas continuam operando dentro das expectativas. A taxa de degradação da potência para o sistema mais antigo foi de 0,7% ao ano e na instalação de três anos, observou-se mínimo efeito visual da ação do ambiente, resultando taxa de degradação de 0,85% ao ano.
- Análise de diferentes modelos de radiação solar na aplicação do método F-ChartPublication . Gonçalves, R.S.; Palmero-Marrero, A.I.; Oliveira, Armando C.RESUMO: Neste trabalho é efetuada uma análise de diversos modelos para a previsão da radiação na superfície inclinada de coletores solares, aplicados a um sistema de aquecimento de água doméstica e aquecimento ambiente por pavimento radiante, utilizando o método f-chart. O principal objetivo foi analisar a fração solar mensal obtida utilizando modelos selecionados e usando como ferramenta o software Softsun, criado pelos autores deste artigo. Os modelos selecionados foram: Liu and Jordan, Badescu, Reindl, HDKR e Bugler. As variáveis do sistema de estudo (cargas de aquecimento, caraterísticas do coletor solar térmico, dados climáticos da cidade escolhida – Lisboa, consumos, etc.) foram introduzidas no software Softsun (Gonçalves et al., 2019), obtendo-se a fracção solar mensal. Os resultados foram analisados estatisticamente através da análise de variância ANOVA e o teste de Turkey aplicados aos dados da radiação solar incidente na superfície inclinada, calculadas a partir dos diversos modelos citados, e da respectiva fração solar mensal obtida. Os resultados indicaram que não há diferença significativa, a um nível de significância de 5% em ambos,i.e, radiação solar incidente e fração solar mensal.
- Análise do comportamento de lentes em vidro de sílica perante a utilização de radiação solar concentradaPublication . De Almeida, G.; Guerra Rosa, L.; Pereira, J.C.G.; Bravo Gonzalo, I.; Franco, P.; Fernandes, J.C.; González-Aguilar, J.RESUMO: Este trabalho descreve os ensaios realizados com um simulador laboratorial de radiação solar concentrada com o objectivo de avaliar o comportamento de lentes em vidro de sílica quando sujeitas a elevados fluxos de radiação, e permitiu comparar o seu comportamento com o que foi demonstrado por lentes idênticas, mas fabricadas em vidro de borossilicato (BK-7) cujo preço é muito inferior. Os ensaios de irradiação das lentes atingiram durações de 60 minutos, durante os quais se procedeu à monitorização contínua da potência da radiação aplicada sobre cada lente e da temperatura nela gerada. Todas as lentes em vidro de sílica se comportaram bem, mas o mesmo não ocorreu com as lentes em vidro de borossilicato. No trabalho é aventada a hipótese de o comportamento negativo registado nas lentes em borossilicato ser provocado pelo facto de se ter usado a radiação emitida por uma lâmpada de arco de xénon que pode conter comprimentos de onda que estão ausentes na radiação solar, pelo que é proposto que nos futuros testes não se use um simulador de radiação solar.
- Análise do consumo energético após a instalação da usina solar fotovoltaica no campus da UFERSA Pau dos FerrosPublication . Pereira, Cecília de Amorim; Morais, Lília Caroline de; Nunes, Eduardo Raimundo DiasRESUMO: Com o intuito de reduzir os impactos ambientais provocados pelo consumo de energia, despertou-se o interesse pela aplicação de tecnologias alternativas que possam suprir o desenvolvimento do país e, consequentemente, a demanda energética sem provocar drásticos prejuízos ao meio ambiente. Diante disso, surgem os estudos sobre as fontes alternativas de energia, que buscam utilizar soluções sustentáveis com o intuito de amenizar os impactos do consumo de energia no meio ambiente. O objetivo desta pesquisa é verificar o custo-benefício da aplicação da energia solar, do tipo fotovoltaica, e o impacto que a produção da usina solar, instalada no Campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido em Pau dos Ferros/RN, representa efetivamente para a edificação estudada. Para isto, foi realizada uma análise das contas de energias antes e após a implantação da Usina Solar além de um monitoramento da quantidade de energia produzida, o que possibilitou a comprovação do benefício, em forma de economia financeira, que a instalação da Usina Solar trouxe para a instituição.
- Análise do impacto do processo organosolv para pré-tratamento de biomassa lenhocelulósica na redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE)Publication . Lopes, Tiago; Cerone, N.; Contuzzi, L.; Duarte, Luís C.; Carvalheiro, Florbela; Gírio, FranciscoRESUMO: No âmbito do projeto H2020 AMBITION, foram desenvolvidos processos de pré-tratamento inovadores e energeticamente eficientes, a fim de serem integrados num conceito de melhoria do processamento da biomassa para a produção de correntes líquidas de açúcares e derivados de lenhina para aplicações em bioenergia e produtos de valor acrescentado. O objetivo deste trabalho consiste em analisar os impactos ambientais do pré-tratamento organosolv de biomassa (palha de trigo e resíduos de eucalipto) utilizando misturas etanol/água, a fim de avaliar a sua integração num processo multiproduto de modo a originar elevados rendimentos de açúcares e recuperar lenhina de alta qualidade num conceito de biorrefinaria. O processo foi simulado em SuperPro Designer (Intelligen Inc.) para determinar os balanços de massa e energia, bem como para desenvolver o Inventário de Ciclo de Vida (LCI). A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) foi realizada utilizando o software SimaPro 9.0 (PRé Consultants BV) com a base de dados Ecoinvent 3.5, sendo comparada com os processos clássicos de pré-tratamento à escala industrial (e.g. explosão com vapor). O processo organosolv com etanol e para uma razão líquido-sólido (RLS) padrão de 10, apresenta resultados em termos de emissões de GEE (numa abordagem gate-to-gate) ligeiramente superiores aos obtidos para a explosão com vapor, concluindo-se posteriormente que na tecnologia organosolv, só a redução da RLS pode conduzir a melhorias significativas em termos ambientais.
- Análise técnico-econômica comparativa das tecnologias de concentração heliotérmica em localidades brasileirasPublication . Velasquez, R.M.G.; Martins, J.H.S.; Milani, R.; Pozzatti, L.F.; Meyer, B.T.RESUMO: A avaliação da viabilidade econômica de novos empreendimentos é uma etapa indispensável no planejamento e na discussão de políticas energéticas. Diante disso, este estudo aborda uma análise técnico-econômica das principais tecnologias utilizadas em projetos CSP por meio de simulações computacionais de plantas em 20 localidades brasileiras. As usinas são modeladas em dois cenários de potência instalada (50 e 125 MWe) e capacidade do sistema de armazenamento de energia térmica (7 e 12 horas). Os parâmetros utilizados na comparação entre os diferentes cenários, localidades e tecnologias são LCOE, geração de eletricidade, área do campo solar, Múltiplo Solar, CAPEX e OPEX nivelado. De maneira geral, esses parâmetros sugerem que a tecnologia de torre apresenta vantagens para maiores escalas de operação, enquanto a de cilindro é mais indicada para plantas de menor capacidade. Por possuir os mais baixos valores de CAPEX para plantas de pequeno porte, a alternativa de Fresnel é atrativa na inserção de projetos piloto em países com desenvolvimento incipiente da tecnologia CSP, situação na qual se enquadra o Brasil.
- Análisis comparativo del autoconsumo eléctrico en Ecuador y EspañaPublication . Ordóñez, A. J.; Sánchez, E.RESUMEN: Con la disponibilidad de información referente a la legislación del autoconsumo vigente en Ecuador y España, se procede a realizar un análisis comparativo, enfocado a identificar directrices que contribuyan a mejorar su funcionamiento y posibiliten alcanzar un equilibrio entre: el estado, los proveedores, los distribuidores y los microgeneradores. Para alcanzar esta meta, en primer lugar, se presenta la situación de la generación y distribución eléctrica en los dos países. A continuación, se contrasta la legislación vigente para el funcionamiento de los sistemas de autoconsumo fotovoltaico. Los resultados del análisis presentan diferencias considerables, destacando la compensación de los excedentes, donde existe un mayor beneficio para el usuario final en la modalidad ecuatoriana, y una más estructurada legislación en la modalidad española. Finalmente, se desarrolla un análisis económico de los costes relacionados con el funcionamiento de los sistemas de autoconsumo en Ecuador y España.
- Análisis de la degradación de potencia de diversas tecnologías fotovoltaicas a sol real en Madrid (España)Publication . Solís, A.E.M.; Adrada, G.T.; Amador, G.J.RESUMEN: Este artículo analiza la degradación de potencia, respecto a condiciones estándar de medida, de seis generadores fotovoltaicos de diferentes tecnologías de célula: silicio cristalino y capa fina, instalados en la terraza de la Escuela Técnica Superior de Ingeniería y Diseño Indutrial de la Universidad Politécnica de Madrid durante un periodo de tres años y medio mediante la determinación de la tasa de degradación de dos parámetros: potencia en ”Condiciones Estándar de Medida” y Performance Ratio de corriente continua con diferentes métricas para reducir los efectos debidos a la temperatura, irradiancia solar y distribución espectral, este último factor muy importante para las tecnologías de lámina delgada. Para determinar estas tasas de degradación se utilizan métodos estadísticos de análisis de tendencia de series temporales. Los resultados muestran el método estadístico que suministra mayor precisión y contribuyen a un mayor conocimiento del comportamiento energético de los generadores fotovoltaicos de diferentes tecnologías bajo condiciones de operación a sol real bajo un clima continental como el de Madrid (España).