Browsing by Author "Abrantes, Isabel"
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- Atividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º cicloPublication . Francisco Ramos Pires, Estefânia; Gomes, C.; P. Correia, Gina; Pereira, A.; Abrantes, IsabelRESUMO: As atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e apren dizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.
- Coniferous bark heat treatment for the elimination of the pinewood nematodePublication . Santos, José António dos; Fonseca, Luís; Naves, Pedro; Nestler, Hartmut; Oliveira, Rui; Verdasca, Joaquim; Sousa, Edmundo; Abrantes, Isabel; Serra, Clara
- Coniferous bark heat treatment for the elimination of the pinewood nematode by continuous hot steam systemPublication . Serra, Clara; Santos, José António dos; Fonseca, Luís; Abrantes, Isabel
- Coniferous bark hot steam treatment for the elimination of the pinewood nematodePublication . Fonseca, Luís; Santos, José António dos; Nestler, Hartmut; Verdasca, Joaquim; Oliveira, Rui; Abrantes, Isabel; Serra, ClaraIn order to develop an artificial heat treatment to eliminate the pinewood nematode (PWN), Bursaphelenchus xylophilus, from coniferous bark, an industrial equipment, based on hot steam was build up which enables continuous bark treatment for more than 30 min with temperatures above 80ºC. Biological assays were performed using experimental units (bags) with Pinus pinaster bark and wood chips containing more than 100 000 PWN (.60% third dispersal juvenile s tage). The bags were heat treated for 30 min and the temperature inside monitored by temperature probes. The total number of live nematodes was quantified immediately after treatment and after incubation (25ºC for 15 days) and in both situations no nematodes were detected revealing efficacy in eliminating PWN from coniferous bark.
- Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciênciasPublication . P. Correia, Gina; Francisco Ramos Pires, Estefânia; Abrantes, IsabelRESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
- Os fósseis das rochas metamórficas da coleção Krantz da Universidade de Coimbra: recurso histórico e capital científico para o ensino da GeologiaPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Abrantes, Isabel; Gomes, Elsa; Da Silva Lopes, Betina; M. Callapez, PedroRESUMO: Aquisição de coleções geológicas para o Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, especialmente incidente no final do século XIX, remonta à reforma pombalina (1772). Após décadas de uso intenso no ensino prático, muitos destes acervos encontram-se nos reservados do museu, incluindo uma extensa coleção de rochas do comptoir alemão Krantz, posterior a 1885. Esta inclui 470 amostras de mão de rochas metamórficas europeias, das quais 34 com fósseis de plantas e invertebrados do paleozoico da Alemanha (19), República Checa (7), Dinamarca (4), entre outros países. Contém pteridófitas (61,8%), graptólitos (23,5%), bivalves (5,9%), crinoides (2,9%), crustáceos (2,9%) e um “falso fóssil”. Este conjunto valoriza a coleção histórica de rochas, relacionando sedimentogénese, fossilização e metamorfismo, conteúdos temáticos dos programas de Ciências Naturais lecionados no ensino básico e secundário de Portugal. No seu todo, constitui um importante capital científico e didático, merecendo valorização e divulgação, particularmente, através da comunicação digital.
- Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?Publication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Abrantes, Isabel; Gomes, Elsa; Da Silva Lopes, Betina; M. Callapez, PedroRERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.