Browsing by Author "Abrantes, Isabel"
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- Atividades práticas em manuais de ciências naturais do 3.º cicloPublication . Francisco Ramos Pires, Estefânia; Gomes, C.; P. Correia, Gina; Pereira, A.; Abrantes, IsabelRESUMO: As atividades práticas (AP) são uma estratégia no ensino e apren dizagem das ciências. Neste estudo apresentam-se os resultados da avaliação de AP incluídas em 5 manuais escolares (ME) de Ciências Naturais do 8º ano, do sistema de ensino português. Para o subdomínio “Gestão sustentável dos recursos” formulou-se a questão-problema: Tendo em conta as orientações dos documentos curriculares oficiais (DCO), será que as AP nos ME estão associadas ao desenvolvimento da literacia científica no âmbito de uma Educação para a Sustentabilidade (ES)? Definiram-se os objetivos: conhecer a frequência das AP propostas, por objetivos e ME; identificar a distribuição das AP em função da tipologia; aferir se existe predominância de uma tipologia de AP; estabelecer uma relação entre as AP que prevalecem e os DCO. A análise dos resultados permitiu concluir que existe uma diversidade de AP, em número e tipologia, mas nem sempre estão de acordo com as propostas dos DCO.
- Coniferous bark heat treatment for the elimination of the pinewood nematodePublication . Santos, José António dos; Fonseca, Luís; Naves, Pedro; Nestler, Hartmut; Oliveira, Rui; Verdasca, Joaquim; Sousa, Edmundo; Abrantes, Isabel; Serra, Clara
- Coniferous bark heat treatment for the elimination of the pinewood nematode by continuous hot steam systemPublication . Serra, Clara; Santos, José António dos; Fonseca, Luís; Abrantes, Isabel
- Coniferous bark hot steam treatment for the elimination of the pinewood nematodePublication . Fonseca, Luís; Santos, José António dos; Nestler, Hartmut; Verdasca, Joaquim; Oliveira, Rui; Abrantes, Isabel; Serra, ClaraIn order to develop an artificial heat treatment to eliminate the pinewood nematode (PWN), Bursaphelenchus xylophilus, from coniferous bark, an industrial equipment, based on hot steam was build up which enables continuous bark treatment for more than 30 min with temperatures above 80ºC. Biological assays were performed using experimental units (bags) with Pinus pinaster bark and wood chips containing more than 100 000 PWN (.60% third dispersal juvenile s tage). The bags were heat treated for 30 min and the temperature inside monitored by temperature probes. The total number of live nematodes was quantified immediately after treatment and after incubation (25ºC for 15 days) and in both situations no nematodes were detected revealing efficacy in eliminating PWN from coniferous bark.
- Curso de formação contínua de professores: aulas de campo no ensino das ciênciasPublication . P. Correia, Gina; Francisco Ramos Pires, Estefânia; Abrantes, IsabelRESUMO: Neste trabalho pretende dar-se a conhecer parte dos resultados de um processo de avaliação num curso de formação de professores sobre a implementação de aulas de campo (AC), com recurso ao modelo de Orion. Os professores (15) pertenciam aos grupos de recrutamento 230, 420 e 520 e lecionavam áreas curriculares dos 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário em escolas do distrito de Viseu, Portugal. Os resultados mostram que embora as AC sejam consideradas, uma estratégia muito importante no ensino e aprendizagem das ciências continuam a ser pouco utilizadas, bem como o modelo de Orion desconhecido pela maioria dos participantes. O uso de cartas, topográficas e geológicas, e o site do Google Earth são adequados para a dinamização de AC, no entanto apenas este último tem alguma preferência na utilização.
- Exames sob pressão: análise das questões sobre metamorfismo nos Exames Finais Nacionais de Biologia e GeologiaPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Carvalho Soares, Diana; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Abrantes, Isabel; da Silva Lopes, Betina; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: A finalização da disciplina bienal de Biologia e Geologia (BG) pressupõe um exame final nacional (EFN) no 11º ano de escolaridade, que pode constituir um requisito de acesso ao ensino superior. Neste estudo, pretende-se compreender o peso atribuído à temática “metamorfismo e rochas metamórficas”, nos EFN da disciplina de BG da 1.ª e 2.ª fases, entre 2006-2021, e analisar a tipologia dessas questões. Foram analisadas 493 questões de Geologia de 32 EFN, tendo-se quantificado as questões com a temática em estudo (42) e avaliou-se a sua tipologia. Analisados os dados, constatou-se uma representatividade variável entre 5,0% (2020) e 33,3% (2013) na 1.ª fase e entre 5,9% (2016) e 20,0% (2009) na 2.ª fase, o que sublinha a importância conferida a esta temática nos EFN. As questões de escolha múltipla predominam tanto nas provas da 1.ª (34,1%) como da 2.ª fase (27,3%), não se constatando uma distribuição equitativa quanto à tipologia dessas questões.
- Os fósseis das rochas metamórficas da coleção Krantz da Universidade de Coimbra: recurso histórico e capital científico para o ensino da GeologiaPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Abrantes, Isabel; Gomes, Elsa; Da Silva Lopes, Betina; M. Callapez, PedroRESUMO: Aquisição de coleções geológicas para o Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, especialmente incidente no final do século XIX, remonta à reforma pombalina (1772). Após décadas de uso intenso no ensino prático, muitos destes acervos encontram-se nos reservados do museu, incluindo uma extensa coleção de rochas do comptoir alemão Krantz, posterior a 1885. Esta inclui 470 amostras de mão de rochas metamórficas europeias, das quais 34 com fósseis de plantas e invertebrados do paleozoico da Alemanha (19), República Checa (7), Dinamarca (4), entre outros países. Contém pteridófitas (61,8%), graptólitos (23,5%), bivalves (5,9%), crinoides (2,9%), crustáceos (2,9%) e um “falso fóssil”. Este conjunto valoriza a coleção histórica de rochas, relacionando sedimentogénese, fossilização e metamorfismo, conteúdos temáticos dos programas de Ciências Naturais lecionados no ensino básico e secundário de Portugal. No seu todo, constitui um importante capital científico e didático, merecendo valorização e divulgação, particularmente, através da comunicação digital.
- Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?Publication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Abrantes, Isabel; Gomes, Elsa; Da Silva Lopes, Betina; M. Callapez, PedroRERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.
- Janela para os Museus de Ciência PortuguesesPublication . Barata, Carlos; Silva Marques, Carla Sofia; da Silva Lopes, Betina; Carvalho Soares, Diana Rita; Abrantes, Isabel; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: Enquadrada na implementação de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na educação, e nos avanços da tecnologia móvel, este estudo apresenta as fases iniciais da construção da aplicação digital (app), “Janela para os Museus de Ciência Portugueses”, com o objetivo de ser um recurso para o planeamento a longo e médio prazo, nomeadamente na definição de atividades desenvolvidas fora da escola. Atualmente, o estudo centra-se na integração de uma base de dados, com atividades dos museus/centros de ciência portugueses, em particular Geologia, numa app. Esta permitirá aos professores de ciências selecionar exposições e atividades a implementar nos museus, centros de ciência e centros interpretativos portugueses, com foco na Geologia. Apresentam-se as funções, as características e as etapas futuras deste estudo, com o objetivo de construir um recurso valioso para o ensino, incentivando a implementação de atividades de aprendizagem em museus de ciências.
- (RE)cristalização ou (NEO)cristalização. Conceitos em manuais escolares de Biologia e Geologia 11.° anoPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Carvalho Soares, Diana; Gomes, Ana; Lopes, Fernando Carlos; Abrantes, Isabel; da Silva Lopes, Betina; Gomes, Elsa; Callapez Tonicher, Pedro MiguelRESUMO: O metamorfismo, temática incluída nas aprendizagens essenciais da disciplina de Biologia e Geologia do 11.° ano, é entendido como um conjunto de processos geológicos que envolvem modificações no conteúdo/composição mineral e/ou microestruturais de uma rocha, predominantemente no estado sólido. Durante esses processos podem ocorrer a nucleação e o crescimento de novos minerais - neocristalização - e de fases minerais já presentes - recristalização. Esta distinção leva-nos a questionar como é que esta temática é apresentada nos manuais escolares portugueses de Geologia. Para tal, foram analisados três manuais escolares do ano letivo 2022/23 e três do ano letivo 2008/09. Verificou-se que os manuais de 2008/09 referem apenas o processo de “recristalização”. Constatando-se uma evolução positiva nos manuais escolares de 2022/23, mas apenas um introduz o conceito de “neocristalização”. Ainda assim, no geral, estes promovem uma melhor compreensão dos processos que levam à formação de rochas metamórficas.