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- Os fósseis das rochas metamórficas da coleção Krantz da Universidade de Coimbra: recurso histórico e capital científico para o ensino da GeologiaPublication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Abrantes, Isabel; Gomes, Elsa; Da Silva Lopes, Betina; M. Callapez, PedroRESUMO: Aquisição de coleções geológicas para o Museu de História Natural da Universidade de Coimbra, especialmente incidente no final do século XIX, remonta à reforma pombalina (1772). Após décadas de uso intenso no ensino prático, muitos destes acervos encontram-se nos reservados do museu, incluindo uma extensa coleção de rochas do comptoir alemão Krantz, posterior a 1885. Esta inclui 470 amostras de mão de rochas metamórficas europeias, das quais 34 com fósseis de plantas e invertebrados do paleozoico da Alemanha (19), República Checa (7), Dinamarca (4), entre outros países. Contém pteridófitas (61,8%), graptólitos (23,5%), bivalves (5,9%), crinoides (2,9%), crustáceos (2,9%) e um “falso fóssil”. Este conjunto valoriza a coleção histórica de rochas, relacionando sedimentogénese, fossilização e metamorfismo, conteúdos temáticos dos programas de Ciências Naturais lecionados no ensino básico e secundário de Portugal. No seu todo, constitui um importante capital científico e didático, merecendo valorização e divulgação, particularmente, através da comunicação digital.
- Um fóssil numa rocha metamórfica! É possível, professora?Publication . Silva Marques, Carla Sofia; Barata, Carlos; Abrantes, Isabel; Gomes, Elsa; Da Silva Lopes, Betina; M. Callapez, PedroRERUMO: Partindo da problematização – Podemos encontrar fósseis em rochas metamórficas? – construiu-se uma aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP) que pretende desafiar os alunos de “Ciências Naturais” (7.º ano) e de “Biologia e Geologia” (10.º/11.º anos) a utilizarem metodologias de trabalho similares às metodologias de investigação dos cientistas. Selecionaram-se os conteúdos temáticos fósseis e metamorfismo, desenhou-se o cenário geológico, planificaram-se e construíram-se, em formato digital, todos os recursos didático-pedagógicos necessários à implementação da ABRP, nomeadamente: guião do professor; PowerPoint e vídeo de apresentação da ABRP e cenário geológico, e a App “Fósseis em rochas metamórficas”. Os recursos didático-pedagógicos foram validados por especialistas de Geologia e de Educação e disponibilizados na plataforma Google Sites, com a designação “Rochas metamórficas”. Com esta ABRP pretende-se a corresponsabilização pessoal de participação/empenho, a valorização de processos e produtos do trabalho interpares, o desenvolvimento cognitivo, procedimental e afetivo e despertar o interesse dos alunos pelas ciências.
- Petrografia de litologias ferro-manganesíferas associadas ao Complexo Vulcano-Sedimentar (CVS), Faixa Piritosa Ibérica, AljustrelPublication . Silva, R. J.; Morais, Igor; Gomes, ElsaSUMMARY: The Iberian Pyrite Belt (IPB) is one of the largest metallogenic provinces of Volcanogenic Massive Sulfide (VMS) deposits in the world. On top of the massive sulfide mineralizations, exhalite levels are usually formed by jasper, chert and carbonates, related to Fe-Mn-Ba mineralizations. The structure of Maralhas, at the Aljustrel VMS deposit, was studied and the following mineral phases were identified: magnetite, hematite, goethite, pyrolusite and psilomelane. Chemical analyses were performed to complement and validate the mineralogy identified by optical microscopy inspection.