Economia de Recursos - ER
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Economia de Recursos - ER by Author "Alexandre, Jorge"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- AV e PML: o seu contributo para a sustentabilidadePublication . Henriques, José João M. Silva; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Alexandre, Jorge; Catarino, JustinaNo novo cenário de desenvolvimento, podendo a sustentabilidade entender-se como resultado da optimização de um processo multi-critérios num sistema complexo cujas dimensões básicas são a economia, a ecologia e a sociedade, novos desafios são colocados às empresas. Estas para aumentar o valor dos seus processos e produtos, terão que integrar na sua forma de gestão a tripla linha de base. Uma forma de operacionalizr essa resposta, passa pelo recurso a metodologias que as apoiem no seu percurso de eco-eficiência, como a Produçã Mais Limpa (PML) e Análise do Valor (AV). Lawrance Miles desenvolveu a Análise do Valor, nos anos 40, assentes nos conceitos de Valor e Função, como método para aumentar o Valor dos produtos existentes. As aplicações da Análise de Valor ultrapassaram o domínio dos produtos para abrangerem também outros domínios e deram origem a novas metodologias e técnicas de gestão que se desenvolvem com base naqueles conceitos. Este artigo mostra, passo a passo, uma metodologia - Valor Sustentável - desenvolvda a partir das sinergias entre a Análise do Valor e a Produção Mais Limpa, as fases de actuação propostas às empresas, desde a fase de orientação à decisão, os intervenientes em cada uma delas, as fichas de trabalho correspondentes e o tipo de rsultados que se podem obter. Será também apresentada a pertinência desta metodologia, fazendo-se referência a alguns resultados já obtidos em algumas empresas portuguesas.
- Criar Valor Sustentável – Caso de Estudo MRodriguesPublication . Maia, Anabela; Rodrigues, Fátima; Catarino, Justina; Henriques, José João M. Silva; Alexandre, Jorge; Camocho, DavidEste artigo foca as melhorias obtidas pela empresa MRodrigues, do sector metalomecânico, como resultado da aplicação da metodologia Valor Sustentável (VS), desenvolvida pelo INETI no âmbito do Projecto DEUSA . A metodologia VS, seguindo uma estratégia de eco-eficiência empresarial e resultando da combinação entre Produção Mais Limpa e Análise do Valor e da ampla experiência de aplicação destas duas ferramentas de gestão, encoraja as empresas a tornarem-se mais competitivas, mais inovadoras e mais responsáveis, levando-as a repensarem continuamente as suas actividades e produtos numa perspectiva de sustentabilidade. A sua aplicação, procurando melhorar a produtividade de recursos, a eco-eficiência de processos e produtos, a competitividade e a satisfação das necessidades, tendo por base preocupações económicas, ambientais e sociais, resulta na criação de Valor Sustentável para as empresas. A empresa MRodrigues aplicou-a ao seu processo de fabrico, com resultados evidentes também ao nível dos seus produtos.
- Design, economia circular e sustentabilidade no setor das embalagensPublication . Alexandre, Jorge; Camocho, DavidRESUMO: A sociedade atual enfrenta um conjunto crescente de desafios em diversas frentes, nomeadamente os relacionados com a gestão dos recursos naturais, cada vez mais escassos, o que vai implicar a curto prazo uma mudança drástica na forma como se extraem e utilizam as matérias-primas, produzem e consomem produtos, ou como se prestam os serviços.
- Eco-eficiência na indústria extractiva : uma estratégia para o desenvolvimento sustentávelPublication . Maia, Anabela; Alexandre, Jorge; Catarino, Justina; Henriques, José João M. Silva; Brito, João Miguel; Brito, Luís MiguelProcesso de extracção de mármore da pedreira do Rosal; processo de transformação em comprimentos livres
- Eco-eficiência na indústria extractiva :caso da António Galego e FilhosPublication . Catarino, Justina; Henriques, José João M. Silva; Maia, Anabela; Alexandre, Jorge; Rodrigues, Fátima; Bilro, NunoComparar o Valor sustentável dos engenhos mais antigos (Simec e Mapor) com os recentemente adquiridos (Pedrini)
- eMaPriCe - Estudo de Matérias-Primas Críticas e estratégicas e economia circular em PortugalPublication . Simoes, Sofia; Sousa Rocha, Cristina; Alexandre, Jorge; Catarino, Justina; Ferreira, Cristina; Oliveira, Paula; Amorim, Filipa; Niza, Samuel; Nogueira, CarlosRESUMO: O eMaPriCe tem por objetivo identificar oportunidades de implementação de estratégias de Economia Circular (EC), a fim de evitar que as Matérias-Primas Críticas (MPC) se transformem em resíduos, bem como opções da substituição destas por matérias-primas não críticas. Este estudo pretende também apresentar estratégias de recuperação das MPC presentes nos resíduos, dando assim resposta à Diretiva-Quadro Resíduos. O estudo focou-se nas 30 MPC na lista Europeia, bem como a cortiça natural, uma matéria-prima estratégica para Portugal, visto ser o seu maior produtor mundial. Estas 31 matérias-primas são designadas como MPC+. Foi feito uma identificação das aplicações na economia Portuguesa das MPC+ para os setores Têxteis e calçado; Cerâmica; Cortiça; Exploração mineira; Químicos e fertilizantes; Equipamentos elétricos e eletrónicos (EEE); Energias renováveis e Automóvel. Todas as MPC na lista europeia são utilizadas em Portugal para os setores considerados. O setor com maior diversidade na utilização de MPC+ é o setor dos EEE (26 MPC+), seguindo-se os setores químico e automóvel (24 MPC+ cada), e os têxteis (21 MPC+). As energias renováveis e cerâmica utilizam 14 e 13 MPC+, respetivamente, enquanto o calçado utiliza 11 MPC+. Por fim, tanto o setor da cortiça como da exploração mineira recorrem a apenas 2 MPC+ cada.
- EMAPRICE: Estudo de matérias-primas críticas e economia circular em Portugal: resultados preliminares com enfoque no setor da cerâmicaPublication . Sousa Rocha, Cristina; Alexandre, JorgeRESUMO: A Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o apoio do Fundo Ambiental, convidou o LNEG a desenvolver um estudo sobre matérias-primas críticas (MPC) e economia circular (EC) em Portugal (eMaPriCe, 2021-2022), o qual se encontra em desenvolvimento ao abrigo de um contrato de cooperação entre as três entidades.
- From need to manufacture: the design process in sustainable value approachPublication . Alexandre, Jorge; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Catarino, Justina; Henriques, José João M. SilvaIn a sustainable development paradigm there must be a direct influence and a social responsible relationship between user, designer, and manufacturer. The different stakeholders interactions should be based on a dynamic influence of their needs. The challenge is to understand those needs, translate and monitor them through life cycle of products processes. The use of Value Analysis method (namely functional analysis, main phase of that methodology) and its integration with Cleaner Production, allows the development of a methodology that helps the definition of stakeholders needs and their transposition to the design, manufacturing and use phases. Due the functional approach, without techical solution in the problem definition, this kind of analysis should stimulate the criativity and the innovation. In this metodology the study subject is defined in terms of functions, quantified with technical, environmental and social criteria, in order to create a true dialogue platform between who orders and the designer, manufacturer or supplier. This approach enables to adjust either the evolution of the diffrent needs and the objectives to be attained. For the development of the work, namely the designer's one it is very important that since the beginning of the study the main objectives and constraints are defined. All this work is made by multidisciplinary team with people representing the main areas related to the study subject. The methodology allows the quantification of the functional performance (taken into account technical, social and environmental aspects) of a study subject and also all the costs related with materials, water, energy and human resources. The relationship between them will allow to quantify the Sustainable Value. In this paper we present the theoretical structure of the developed methodology and also its main results in several case studies.
- How to measure the value from a sustainable point of viewPublication . Alexandre, Jorge; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Henriques, José João M. Silva; Catarino, JustinaEntrepreneurial activities must change when taking into account Sustainable Development paradigm. A new way of evaluating enterprises’ performance which incorporates economical, environmental and social criteria is necessary. Any organisation can no longer work as a “black box”. Society wants to know about the impacts of inputs and outputs of companies’ activities and therefore a continuous process of transparency, communication and continuous improvement is required. Therefore the Value of a company can no longer be seen only as the profi t for its shareholders, but must be extended in an objective way to the other elements of Sustainability: the social and environmental criteria. If Top Management and the VA team are sensitized for the Sustainability principles and for their contribution in creating Value, these aspects will be integrated in the company’s strategic management so that they will contribute for its viability in the long term. This paper aims at presenting a specifi c methodology to support the process of decision making at the level of the practices related to increasing Value towards a Sustainable Entrepreneurial Development. After a study of the possible synergies between tools used by Value Management (mainly Value Analysis) and Environmental Management (Cleaner Production, Eco effi ciency, among others) a methodology, joining them and profi ting from their synergies was developed and tested in several companies.
- How to measure the value from a sustainable point of viewPublication . Alexandre, Jorge; Maia, Anabela; Camocho, David; Rodrigues, Fátima; Henriques, José João M. Silva; Catarino, JustinaEntrepreneurial activities must change when taking into account Sustainable Development paradigm. A new way of evaluating enterprises’ performance which incorporates economical, environmental and social criteria is necessary. Any organisation can no longer work as a “black box”. Society wants to know about the impacts of inputs and outputs of companies’ activities and therefore a continuous process of transparency, communication and continuous improvement is required. Therefore the Value of a company can no longer be seen only as the profi t for its shareholders, but must be extended in an objective way to the other elements of Sustainability: the social and environmental criteria. If Top Management and the VA team are sensitized for the Sustainability principles and for their contribution in creating Value, these aspects will be integrated in the company’s strategic management so that they will contribute for its viability in the long term. This paper aims at presenting a specifi c methodology to support the process of decision making at the level of the practices related to increasing Value towards a Sustainable Entrepreneurial Development. After a study of the possible synergies between tools used by Value Management (mainly Value Analysis) and Environmental Management (Cleaner Production, Eco effi ciency, among others) a methodology, joining them and profi ting from their synergies was developed and tested in several companies.